Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p150-156

Palavras-chave:

Engenharia Civil, Sustentabilidade, Percepção de alunos e professores, Ensino

Resumo

Tendo em vista a importância da sustentabilidade, bastante discutida na atualidade, o presente artigo tem por objetivo analisar a formação dos engenheiros civis de uma Instituição de Ensino Superior - IES de Pernambuco e observar se os conceitos e aplicações das três principais dimensões da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – são abordadas em sala de aula, em aplicações práticas e na gestão da própria IES. A IES escolhida para o estudo foi recentemente nomeada como a sexta melhor do nordeste no curso de Engenharia Civil, de acordo com pesquisa da Folha de São Paulo. Para o estudo analisou-se a grade curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil sendo elaborados e aplicados questionários específicos, para os professores e os alunos com questões voltadas ao ensino, aprendizagem e prática de conceitos sustentáveis. Após a aplicação dos questionários, as respostas foram compiladas e analisadas de forma a verificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade na formação dos engenheiros, bem como mensurar a importância das dimensões ambiental, econômica e social sob a ótica dos docentes e discentes da IES. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos e professores valorizam e afirmam conhecer os conceitos relacionados a aplicação da sustentabilidade na Engenharia Civil, porém nem todos conseguem distinguir as ações da dimensão social aplicada a projetos de construção havendo uma maior valorização das dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOPYAN, V. Construção civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. Globo Ciência. 2013. Disponível em: http://migre.me/wmcz2. Acesso em março de 2017.

CRUICKSHANK, H. J. The roles and responsibilities of engineers towards implementing sustainable development. In: International Conference on Sustainability Engineering and Science. Auckland (New Zealand), Jul. 2004.

DANNA, F. L. O Perfil do engenheiro no século XXI. In: PONTE, M. X.; BELLESI, L. M. (Org.). O Ensino de Engenharia para o Século XXI. Belém (PA): Associação de Universidades Amazônicos –UNAMAZ, UNESCO, Associação de Universidades Amazônicas – UFPA, 1996.

ELKINGTON, J. Enter the triple bottom line. In: HENRIQUES, A.; RICHARDSON, J. (Ed.). The triple bottom line: does it all add up. London: EarthScan, 2004.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL e SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Indicadores Ethos-Sebrae de responsabilidade social empresarial para micro e pequenas empresas. São Paulo, 2011. Disponível em: http://migre.me/wmdvA. Acesso em: 24 novembro 2015.

JESUS, T. M.; GRECIA, B. M. R.; ALVES, J. C. M. Grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra dos consumidores acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. In: VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, 2012.

MACHADO, F. M. C. et al. Sustentabilidade: o que as engenharias têm a ver com isso? In: XXVIII – Congresso de Educação em Engenharia (Cobenge 2010). Fortaleza – CE. Anais. 2010.

POUEY, J. F. F.; LAROQUE, L. F. S. Construção civil e meio ambiente: o homem versus necessidades básicas e suas contradições. Educação Ambiental em Ação, n. 59, ano XV, março-maio/2017.

QUELHAS, O. L. G., FRANÇA; S. L. B.; TRAVINCAS, R. O Ensino da sustentabilidade na formação do engenheiro: proposta de diretrizes. In: VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro – RJ. Anais. 2011.

RABBANI, E. R. K. et al. Segurança do trabalho no contexto da construção sustentável: uma visão geral. Recife: EDUPE, 2013. 124 p.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel. 1993.

TAVARES, S. F. Metodologia de análise do ciclo de vida energético de edificações residenciais brasileiras, 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Cantarina - UFSC. 225p. 2006.

ULIANA, R. B. Um panorama da evolução da abordagem e adoção da sustentabilidade na formação do engenheiro. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro – RJ. Anais. 2008.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

SILVA, D. G. C. da; SILVA, J. D. J. C. da; RABBANI, E. R. K. Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 150–156, 2017. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n34p150-156. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1354. Acesso em: 7 jan. 2025.