Importância do estudo da sustentabilidade nos cursos de graduação e pósgraduação de Engenharia Civil: estudo de caso em IES de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p150-156Palavras-chave:
Engenharia Civil, Sustentabilidade, Percepção de alunos e professores, EnsinoResumo
Tendo em vista a importância da sustentabilidade, bastante discutida na atualidade, o presente artigo tem por objetivo analisar a formação dos engenheiros civis de uma Instituição de Ensino Superior - IES de Pernambuco e observar se os conceitos e aplicações das três principais dimensões da sustentabilidade – ambiental, social e econômica – são abordadas em sala de aula, em aplicações práticas e na gestão da própria IES. A IES escolhida para o estudo foi recentemente nomeada como a sexta melhor do nordeste no curso de Engenharia Civil, de acordo com pesquisa da Folha de São Paulo. Para o estudo analisou-se a grade curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil sendo elaborados e aplicados questionários específicos, para os professores e os alunos com questões voltadas ao ensino, aprendizagem e prática de conceitos sustentáveis. Após a aplicação dos questionários, as respostas foram compiladas e analisadas de forma a verificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade na formação dos engenheiros, bem como mensurar a importância das dimensões ambiental, econômica e social sob a ótica dos docentes e discentes da IES. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos e professores valorizam e afirmam conhecer os conceitos relacionados a aplicação da sustentabilidade na Engenharia Civil, porém nem todos conseguem distinguir as ações da dimensão social aplicada a projetos de construção havendo uma maior valorização das dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade.
Downloads
Referências
AGOPYAN, V. Construção civil consome até 75% da matéria-prima do planeta. Globo Ciência. 2013. Disponível em: http://migre.me/wmcz2. Acesso em março de 2017.
CRUICKSHANK, H. J. The roles and responsibilities of engineers towards implementing sustainable development. In: International Conference on Sustainability Engineering and Science. Auckland (New Zealand), Jul. 2004.
DANNA, F. L. O Perfil do engenheiro no século XXI. In: PONTE, M. X.; BELLESI, L. M. (Org.). O Ensino de Engenharia para o Século XXI. Belém (PA): Associação de Universidades Amazônicos –UNAMAZ, UNESCO, Associação de Universidades Amazônicas – UFPA, 1996.
ELKINGTON, J. Enter the triple bottom line. In: HENRIQUES, A.; RICHARDSON, J. (Ed.). The triple bottom line: does it all add up. London: EarthScan, 2004.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL e SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Indicadores Ethos-Sebrae de responsabilidade social empresarial para micro e pequenas empresas. São Paulo, 2011. Disponível em: http://migre.me/wmdvA. Acesso em: 24 novembro 2015.
JESUS, T. M.; GRECIA, B. M. R.; ALVES, J. C. M. Grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra dos consumidores acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. In: VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, 2012.
MACHADO, F. M. C. et al. Sustentabilidade: o que as engenharias têm a ver com isso? In: XXVIII – Congresso de Educação em Engenharia (Cobenge 2010). Fortaleza – CE. Anais. 2010.
POUEY, J. F. F.; LAROQUE, L. F. S. Construção civil e meio ambiente: o homem versus necessidades básicas e suas contradições. Educação Ambiental em Ação, n. 59, ano XV, março-maio/2017.
QUELHAS, O. L. G., FRANÇA; S. L. B.; TRAVINCAS, R. O Ensino da sustentabilidade na formação do engenheiro: proposta de diretrizes. In: VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro – RJ. Anais. 2011.
RABBANI, E. R. K. et al. Segurança do trabalho no contexto da construção sustentável: uma visão geral. Recife: EDUPE, 2013. 124 p.
SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel. 1993.
TAVARES, S. F. Metodologia de análise do ciclo de vida energético de edificações residenciais brasileiras, 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Cantarina - UFSC. 225p. 2006.
ULIANA, R. B. Um panorama da evolução da abordagem e adoção da sustentabilidade na formação do engenheiro. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro – RJ. Anais. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.