Oficinas pedagógicas: motivando e engajando estudantes de engenharia no estudo da química

Ivete Ana Schmitz Booth

Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil

José Ricardo Ledur

ORCID iD Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Valquíria Villas-Boas

ORCID iD Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da realização de oficinas didáticas extracurriculares cujo objetivo foi avaliar o impacto dessa estratégia na mobilização do interesse de estudantes de Engenharia pelas disciplinas de Química de seu currículo. Os fundamentos teóricos que subsidiaram parte dessa investigação estão embasados em Vygotsky (2005). As oficinas foram realizadas no Núcleo de Apoio ao Ensino da Química (NAEQ), no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul. As oficinas foram aplicadas durante os anos de 2013 a 2015. Todos os participantes eram estudantes de 1º e 2º semestres, em um total de 160 estudantes. Os dados oriundos da aplicação de um questionário avaliativo foram avaliados por meio do método da análise textual discursiva. A análise das respostas dos estudantes evidencia o impacto positivo das oficinas na motivação dos estudantes, na construção de conceitos dessa área de conhecimento e na compreensão de processos industriais presentes nas empresas da região da Serra Gaúcha. O estudo demonstrou que a aplicação das oficinas produziu impactos relevantes para motivar os estudantes de Engenharia a estudar as disciplinas de Química dos currículos de seus cursos.

Palavras-chave


Oficinas de Química; Educação em Engenharia; Engajamento; Motivação


Texto completo:

Referências


ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville: UNIVILE, 2006.

ANGOTTI, J. A. P.; BASTOS, F. P.; MION, R. A. Educação em Física: discutindo a ciência, tecnologia e sociedade. Ciência & Educação, v.7, n. 2, p. 183-197, 2001.

ASSUNÇÃO, A. S.; PEREIRA, M. J.; FONSECA, M. C. P. Uma análise exploratória comparativa do desempenho acadêmico nas disciplinas básicas em um curso de engenharia. In: XL – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2012). Anais. Belém: UFPA, 2012.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. (Org.). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BOFF, B. C. et al. Núcleos de apoio ao ensino de engenharia: superando dificuldades para prevenir evasão. In: XLII – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2014). Anais. Juiz de Fora: UFJF, 2014.

COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

FERNANDES, L. S.; CAMPOS, A. F. Elaboração e aplicação de uma intervenção didática utilizando situação-problema no ensino de ligação química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 37-49, 2014.

FORMIGA, M. Fórum de debates: escassez de engenheiros: mito ou realidade. Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais – SENGE-MG. Opinião exposta no Fórum do SENGE-2011. Disponível em http://migre.me/wiuzC. Acesso em Maio de 2015.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

MOORI, M. K.; COSTA, L. A.; LEMOS, R. S. M. A Questão da formação matemática dos discentes ingressantes nos cursos de engenharia da UERGS. In: XLIII – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2015). Anais. São Bernardo do Campo: UFABC, FEI / CUFSA / MAUÁ / UMESP, 2015.

MORAES. R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, R.; GALLIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MORESI, E. (Org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.

MORETTO, V. P. Prova um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 7 ed. São Paulo: Lamparina, 2001.

QUARTIERI, M. T.; BORRAGINI, E. F.; DICK, A. P. Superação de dificuldades no início dos cursos de engenharia: introdução ao estudo de física e matemática. In: XL – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2012). Anais. Belém: UFPA, 2012.

RONCA, A. C. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas Pedagógicas: Domesticação ou desafio à participação?. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1984.

SANTANA, I. S. Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em química para abordar a temática água. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2014.

SOUSA, G. M. C.; QUEIROZ, S. S.; DANTAS, D. S. C. Habilidades, conceitos matemáticos e dificuldades dos estudantes do I período de engenharia da UNIVASF. In: XLI – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2013). Anais. Gramado: UFRGS, 2013.

VALENTE, P. S et al. Fundamentos de matemática: uma análise das dificuldades apresentadas pelos ingressantes nos cursos de engenharia da UFPA em 2014. In: XLII – Congresso Brasileiro de Educação de Engenharia (COBENGE 2014). Anais. Juiz de Fora: UFJF, 2014.

VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p141-149

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2875

Total de downloads do artigo: 2349