Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT

Autores

  • Felipe William de Souza Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Rodrigo Cunha Santos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Rebeca de Abreu Abreu Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Stephanny Conceição Farias do Egito Costa Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0001-5419-8305

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p11-17

Palavras-chave:

Modelo didático reduzido, SPT, Fundações e obras de terra

Resumo

A teoria e a prática são métodos de aprendizagem que devem caminhar juntas, independentemente da qualificação que se busque. No entanto, a realidade de algumas universidades brasileiras, em fase de implementação de cursos, não proporciona aos discentes a carga horária prática necessária, devido ao processo burocrático para aquisição de equipamentos. Visto a importância do conhecimento acerca do ensaio Standard Penetration Test (SPT) para formação de um Engenheiro Civil, foi proposto na disciplina Fundações e Obras de Terra, do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a elaboração de um modelo didático reduzido da aparelhagem utilizada nesse ensaio, normalizado pela NBR 6484:2001 – Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e metodologias empregadas, estimular a autonomia dos discentes em buscar soluções e viabilizar a aproximação do discente com o âmbito prático. Após a elaboração do modelo, realizou-se o ensaio de sondagem nas proximidades do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, e a partir da amostra obtida, pôde-se concluir com testes táctil visuais que o solo apresenta comportamento predominantemente argiloso, com coloração marrom escuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484: Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2001.

NAKAO, O. S.; GUARITA FILHO, J. A. A.; MONTEIRO, C. O. Os modelos físicos e o laboratório didático de resistência dos materiais. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (Cobenge 2003), Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: IME, 2003.

NEVES, L. F. S.; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Metodologia para a determinação da eficiência do ensaio SPT através de prova de carga estática sobre o amostrador padrão, 2004. 111p, il. Dissertação (Mestrado).

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. Disponível em: http://goo.gl/uuq4J6. Acesso em: 28 mai. 2016.

TEIXEIRA, P. J. M; PASSOS, C. C. M. Um pouco da teoria das situações didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 21, n. 39, p. 155-168, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-01