Uso de modelo didático reduzido para ensino da sondagem de simples reconhecimento do solo com SPT

Felipe William de Souza Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Rodrigo Cunha Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Rebeca de Abreu Abreu

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Stephanny Conceição Farias do Egito Costa

ORCID iD Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Brasil

Resumo

A teoria e a prática são métodos de aprendizagem que devem caminhar juntas, independentemente da qualificação que se busque. No entanto, a realidade de algumas universidades brasileiras, em fase de implementação de cursos, não proporciona aos discentes a carga horária prática necessária, devido ao processo burocrático para aquisição de equipamentos. Visto a importância do conhecimento acerca do ensaio Standard Penetration Test (SPT) para formação de um Engenheiro Civil, foi proposto na disciplina Fundações e Obras de Terra, do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a elaboração de um modelo didático reduzido da aparelhagem utilizada nesse ensaio, normalizado pela NBR 6484:2001 – Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre os equipamentos e metodologias empregadas, estimular a autonomia dos discentes em buscar soluções e viabilizar a aproximação do discente com o âmbito prático. Após a elaboração do modelo, realizou-se o ensaio de sondagem nas proximidades do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, e a partir da amostra obtida, pôde-se concluir com testes táctil visuais que o solo apresenta comportamento predominantemente argiloso, com coloração marrom escuro.

Palavras-chave


Modelo didático reduzido; SPT; Fundações e obras de terra


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p11-17

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