Percepção dos professores de um curso de engenharia a respeito da contribuição das semanas de preparação pedagógica nas atividades docentes
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p40-47Palavras-chave:
Formação continuada, Prática docente, Professores de EngenhariaResumo
A compreensão dos aspectos que permeiam os processos de formação continuada de professores no ensino superior tem sido assunto recorrente em pesquisas e artigos acadêmico. A aprendizagem da docência é manifestada, amalgamada nos/pelos saberes e experiências vividas pelos professores. Assim, uma instituição de ensino superior deve preocupar-se com a formação didático-pedagógica de seus professores, e consequentemente, com a prática deles junto aos alunos e em sala de aula. Ao desenvolver a Semana de Preparação Pedagógica (SPP), um projeto de formação continuada com os docentes da instituição, qual a percepção sobre os impactos dela na prática docente dos professores da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie? Para responder a essa questão, foi aplicado um questionário para uma pesquisa exploratória com participação anônima e voluntária dos docentes da Universidade, sobre o qual foi realizada uma análise estatística nos dados, concluindo-se que a percepção docente revela impacto da SPP sobre sua prática docente, revelando a importância de se manter e aprimorar esse tipo de trabalho. Além disso, aponta a necessidade de avançar em pesquisa descritiva sobre a SPP e sobre o tipo de mudanças vivenciadas pelos docentes.
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