Percepção dos professores de um curso de engenharia a respeito da contribuição das semanas de preparação pedagógica nas atividades docentes

Raquel Cymrot

ORCID iD Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil

Marili Moreira da Silva Vieira

ORCID iD Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil

Resumo

A compreensão dos aspectos que permeiam os processos de formação continuada de professores no ensino superior tem sido assunto recorrente em pesquisas e artigos acadêmico. A aprendizagem da docência é manifestada, amalgamada nos/pelos saberes e experiências vividas pelos professores. Assim, uma instituição de ensino superior deve preocupar-se com a formação didático-pedagógica de seus professores, e consequentemente, com a prática deles junto aos alunos e em sala de aula. Ao desenvolver a Semana de Preparação Pedagógica (SPP), um projeto de formação continuada com os docentes da instituição, qual a percepção sobre os impactos dela na prática docente dos professores da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie? Para responder a essa questão, foi aplicado um questionário para uma pesquisa exploratória com participação anônima e voluntária dos docentes da Universidade, sobre o qual foi realizada uma análise estatística nos dados, concluindo-se que a percepção docente revela impacto da SPP sobre sua prática docente, revelando a importância de se manter e aprimorar esse tipo de trabalho. Além disso, aponta a necessidade de avançar em pesquisa descritiva sobre a SPP e sobre o tipo de mudanças vivenciadas pelos docentes.

Palavras-chave


Formação continuada; Prática docente; Professores de Engenharia


Texto completo:

Referências


AGUIAR NETO, B. G.; RIZZO, E.; VIEIRA, M. M. S. A relação entre a formação continuada de professores no ensino superior e o projeto político pedagógico de curso. In: LOPES, A. et al (Org.). Trabalho docente e formação: políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto (Portugal): CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 2014. v. II, p. 3336-3347.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo: Blucher, 2005.

CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B. C.; MOROSINI, M. (Org.). Universidade futurante: produção do ensino e da inovação. Campinas: Papirus, 1997.

GOERGEN, P. Formação superior: entre o mercado e a cidadania. In: PEREIRA, E. M. A. Universidade e currículo: perspectivas da educação geral. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

HORA, H. R. M.; MONTEIRO, G. T. R.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de Cronbach. Produto & Produção, Rio Grande do Sul: UFRGS, v. 11, n. 2, p. 85-103, jun. 2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing – uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARTINS, G. A. Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo, v. 8, n. 20, p. 1-12, jan. / abr. 2006.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

SIEGEL, S.; CASTELLAN JR., N. J. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, reimpressão 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p40-47

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2600

Total de downloads do artigo: 1871