Cursos de engenharia civil, mecânica e de produção: comparação dos valores de CPC obtidos nos ENADES de 2008, 2011 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p24-31Palavras-chave:
Engenharias, ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC)Resumo
Os dados aqui apresentados representam os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e se referem aos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. Salienta-se que os resultados do CPC foram obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizados em 2008, 2011 e 2014, que se encontram disponíveis no PORTAL INEP (2016). Este artigo apresenta uma comparação dos resultados obtidos nas distribuições do CPC nos dois exames. Conforme apresentado por Tozzi e Tozzi (2013), melhores resultados foram obtidos em 2011, principalmente pelos cursos de Engenharia Civil e Mecânica. Já em 2014, os melhores resultados foram dos cursos de Engenharia Civil e de Produção. Entretanto, sugere-se uma melhor análise do cálculo do CPC, visto que os resultados obtidos distorcem, em muito, os resultados que são obtidos unicamente pelo exame realizado pelos estudantes. Outra sugestão refere-se à divulgação não mais dos resultados isolados do CPC, mas acompanhados dos respectivos valores do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito do Curso (CC). O conhecimento dessa divulgação conjunta deve refletir melhor o significado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Downloads
Referências
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília - Brasil. “Nota Técnica sobre o Cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC)”. 2009.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília - Brasil. “Nota Técnica Nº 029, de 15 de outubro de 2012, sobre o Cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011”. 2012.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília - Brasil. “Nota Técnica Daes/Inep nº 58/2015, de 27 de outubro de 2015, sobre o Cálculo do Conceito Preliminar de Curso de 2014”. 2015.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira PORTAL INEP. http://portal.inep.gov.br/planilhas-enade. Acesso em 21.12.2015.
TOZZI, M.; TOZZI, A. Cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção: uma proposta simplificada para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2012), Anais. Belém, Pará. 2012.
TOZZI, M.; TOZZI, A. Cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção: comparação dos Conceitos Preliminares de Curso obtidos nos Enades de 2008 e de 2011. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2013), Anais. Gramado, RS. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.