Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p55-61Palavras-chave:
Modelo reduzido, Qualitativo e quantitativo, Viga hiperestática, Ensino de engenhariaResumo
O uso de modelos reduzidos didáticos qualitativos e quantitativos pode auxiliar no ensino de cursos de Engenharia. Tendo isso em vista, se desenvolveu um modelo de viga hiperestática de um vão, engastada-apoiada, que permite comparar os deslocamentos e a reação do apoio rotulado, obtidos teoricamente em sala de aula com os valores medidos no modelo, o que é de grande ajuda no ensino das disciplinas de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. Na extremidade rotulada, consta uma mini-balança que permite registrar a reação de apoio para cada situação de carregamento. As agulhas fixadas ao longo da viga permitem medir os deslocamentos verticais em várias posições da viga, por meio de um papel milimetrado fixado próximo a viga. Obteve-se uma boa relação entre os deslocamentos e as reações calculados com os medidos no modelo, demonstrando sua eficiência para ilustrar os métodos e conceitos no ensino da engenharia.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala. Joinville: Ed Univille, 2012.
CARBONARI, G. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, Centro de Tecnologia e Urbanismo. Fabricação de um modelo qualitativo e quantitativo que permite determinar a carga crítica de flambagem de barra birrotulada, bi-engastada, rotulada-engastada e engastada-livre. 2013-2015. Projeto de pesquisa em ensino nº 510.
CARBONARI, G.; CAMPOS, A. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, Centro de Tecnologia e Urbanismo. Fabricação de modelos reduzidos (vigas, treliças, pórticos, arcos, barragens entre outros), qualitativos e quantitativos, para auxiliarem no ensino nas disciplinas da área de estruturas. 2015-2019. Projeto de pesquisa em ensino nº 630.
PRAVIA, Z. M. C.; ORLANDO, D. Modelos qualitativos de treliças planas: construção e aplicação no ensino da análise e comportamento estrutural. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2001). Anais. Porto Alegre, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.