Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática

Gilberto Carbonari

ORCID iD Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

André Campos de Moura

ORCID iD Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Carlos Eduardo Amaral Nicacio

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Danilo Takeshi Sagae

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Leonardo Takeo Ogassawara

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Naoto Fujii

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Rafael Reina de Souza

Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Resumo

O uso de modelos reduzidos didáticos qualitativos e quantitativos pode auxiliar no ensino de cursos de Engenharia. Tendo isso em vista, se desenvolveu um modelo de viga hiperestática de um vão, engastada-apoiada, que permite comparar os deslocamentos e a reação do apoio rotulado, obtidos teoricamente em sala de aula com os valores medidos no modelo, o que é de grande ajuda no ensino das disciplinas de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. Na extremidade rotulada, consta uma mini-balança que permite registrar a reação de apoio para cada situação de carregamento. As agulhas fixadas ao longo da viga permitem medir os deslocamentos verticais em várias posições da viga, por meio de um papel milimetrado fixado próximo a viga. Obteve-se uma boa relação entre os deslocamentos e as reações calculados com os medidos no modelo, demonstrando sua eficiência para ilustrar os métodos e conceitos no ensino da engenharia.

Palavras-chave


Modelo reduzido; Qualitativo e quantitativo; Viga hiperestática; Ensino de engenharia


Texto completo:

Referências


ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala. Joinville: Ed Univille, 2012.

CARBONARI, G. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, Centro de Tecnologia e Urbanismo. Fabricação de um modelo qualitativo e quantitativo que permite determinar a carga crítica de flambagem de barra birrotulada, bi-engastada, rotulada-engastada e engastada-livre. 2013-2015. Projeto de pesquisa em ensino nº 510.

CARBONARI, G.; CAMPOS, A. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, Centro de Tecnologia e Urbanismo. Fabricação de modelos reduzidos (vigas, treliças, pórticos, arcos, barragens entre outros), qualitativos e quantitativos, para auxiliarem no ensino nas disciplinas da área de estruturas. 2015-2019. Projeto de pesquisa em ensino nº 630.

PRAVIA, Z. M. C.; ORLANDO, D. Modelos qualitativos de treliças planas: construção e aplicação no ensino da análise e comportamento estrutural. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2001). Anais. Porto Alegre, 2001.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p55-61

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3049

Total de downloads do artigo: 2587