Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática

Autores

  • Gilberto Carbonari Universidade Estadual de Londrina (UEL) http://orcid.org/0000-0003-2220-6037
  • André Campos de Moura Universidade Estadual de Londrina (UEL) http://orcid.org/0000-0002-0083-4481
  • Carlos Eduardo Amaral Nicacio Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Danilo Takeshi Sagae Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Leonardo Takeo Ogassawara Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Naoto Fujii Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rafael Reina de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p55-61

Palavras-chave:

Modelo reduzido, Qualitativo e quantitativo, Viga hiperestática, Ensino de engenharia

Resumo

O uso de modelos reduzidos didáticos qualitativos e quantitativos pode auxiliar no ensino de cursos de Engenharia. Tendo isso em vista, se desenvolveu um modelo de viga hiperestática de um vão, engastada-apoiada, que permite comparar os deslocamentos e a reação do apoio rotulado, obtidos teoricamente em sala de aula com os valores medidos no modelo, o que é de grande ajuda no ensino das disciplinas de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas. Na extremidade rotulada, consta uma mini-balança que permite registrar a reação de apoio para cada situação de carregamento. As agulhas fixadas ao longo da viga permitem medir os deslocamentos verticais em várias posições da viga, por meio de um papel milimetrado fixado próximo a viga. Obteve-se uma boa relação entre os deslocamentos e as reações calculados com os medidos no modelo, demonstrando sua eficiência para ilustrar os métodos e conceitos no ensino da engenharia.

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Referências

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

CARBONARI, G.; MOURA, A. C. de; NICACIO, C. E. A.; SAGAE, D. T.; OGASSAWARA, L. T.; FUJII, N.; REINA DE SOUZA, R. Desenvolvimento de um modelo reduzido didático qualitativo e quantitativo de viga hiperestática. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 55–61, 2017. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n34p55-61. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1335. Acesso em: 7 jan. 2025.