“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100Palavras-chave:
Robótica, PBL, Ferramentas de Gestão, Ensino Hibrido, MediaçãoResumo
Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: aprendizado baseado em situação problema; aprendizado por mediação; ensino híbrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os discentes e demais participantes a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim, conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui, um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto.
Downloads
Referências
CARRAHER, T. N. Aprender pensando. São Paulo: Vozes, 1986.
ETHINGTON, C. A. A psychological model of student persistence. Research in Higher Education. v. 31, n. 3, p. 279-293, 1990.
FISHBEIN, M., AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading (United States), Addison-Wesley, 1975.
MONACO, R. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. 2013. Disponível em: <http://migre.me/wgTFU> Acesso em: 02 maio 2015.
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
SILVA, C. Gerações X, Y e Z e a tecnologia - A qual você pertence? 2012. Disponível em: http://migre.me/wgWlO. Acesso em: 27 maio 2015.
SILVA FILHO, R. L. L. et al, A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa. v. 37, n. 132, p. 641-659, set/dez 2007.
SOARES, I. S. UFRJ – A engenharia de produção: Opção no vestibular, evasão, reprovação e novo vestibular. In: VI Encontro de Educação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anais. 2000.
VERONEZZI, F. O choque das gerações e a evolução entre a Y e Z. Disponível em: http://migre.me/wgTTA. Acesso em: 27 maio 2015.
ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.