“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100

Palavras-chave:

Robótica, PBL, Ferramentas de Gestão, Ensino Hibrido, Mediação

Resumo

Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: aprendizado baseado em situação problema; aprendizado por mediação; ensino híbrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os discentes e demais participantes a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim, conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui, um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARRAHER, T. N. Aprender pensando. São Paulo: Vozes, 1986.

ETHINGTON, C. A. A psychological model of student persistence. Research in Higher Education. v. 31, n. 3, p. 279-293, 1990.

FISHBEIN, M., AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading (United States), Addison-Wesley, 1975.

MONACO, R. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. 2013. Disponível em: <http://migre.me/wgTFU> Acesso em: 02 maio 2015.

PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.

SILVA, C. Gerações X, Y e Z e a tecnologia - A qual você pertence? 2012. Disponível em: http://migre.me/wgWlO. Acesso em: 27 maio 2015.

SILVA FILHO, R. L. L. et al, A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa. v. 37, n. 132, p. 641-659, set/dez 2007.

SOARES, I. S. UFRJ – A engenharia de produção: Opção no vestibular, evasão, reprovação e novo vestibular. In: VI Encontro de Educação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anais. 2000.

VERONEZZI, F. O choque das gerações e a evolução entre a Y e Z. Disponível em: http://migre.me/wgTTA. Acesso em: 27 maio 2015.

ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

CLEMENTE, A. O.; ROSARIO, J. M. “CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 93–100, 2017. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n34p93-100. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1370. Acesso em: 5 fev. 2025.