“CHALLENGE LAB” – Um modelo pedagógico em um laboratório multidisciplinar para as Engenharias
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p93-100Palavras-chave:
Robótica, PBL, Ferramentas de Gestão, Ensino Hibrido, MediaçãoResumo
Neste artigo é proposto um laboratório, com aplicação de um modelo pedagógico, que utilize como ferramenta “meio” a Robótica, ciência multidisciplinar que possibilita o desenvolvimento prático de habilidades e competências em múltiplos saberes. Os eixos pedagógicos serão: aprendizado baseado em situação problema; aprendizado por mediação; ensino híbrido. O objetivo desta proposta é criar um ambiente inovador que leve os discentes e demais participantes a desenvolverem soluções para desafios propostos, trabalhando desde o início de sua formação com a aplicação de ferramentas de gestão (processo, produto, projeto, qualidade e inovação), antecipando assim, conhecimentos motivadores e motivacionais para seu desenvolvimento individual e coletivo, dando a verdadeira dimensão do papel do Engenheiro e sua atuação na sociedade. Busca-se aqui, um processo de aprendizagem para as Engenharias com base na harmonia entre o conceito e a visualização das teorias em práticas prazerosas e desafiadoras, mediadas por ferramentas de gestão de projeto.
Downloads
Referências
CARRAHER, T. N. Aprender pensando. São Paulo: Vozes, 1986.
ETHINGTON, C. A. A psychological model of student persistence. Research in Higher Education. v. 31, n. 3, p. 279-293, 1990.
FISHBEIN, M., AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Reading (United States), Addison-Wesley, 1975.
MONACO, R. Mais da metade dos estudantes abandona cursos de engenharia. 2013. Disponível em: <http://migre.me/wgTFU> Acesso em: 02 maio 2015.
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.
SILVA, C. Gerações X, Y e Z e a tecnologia - A qual você pertence? 2012. Disponível em: http://migre.me/wgWlO. Acesso em: 27 maio 2015.
SILVA FILHO, R. L. L. et al, A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa. v. 37, n. 132, p. 641-659, set/dez 2007.
SOARES, I. S. UFRJ – A engenharia de produção: Opção no vestibular, evasão, reprovação e novo vestibular. In: VI Encontro de Educação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Anais. 2000.
VERONEZZI, F. O choque das gerações e a evolução entre a Y e Z. Disponível em: http://migre.me/wgTTA. Acesso em: 27 maio 2015.
ZILLI, S. R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.