Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p69-76Palavras-chave:
Evasão, Engenharia Civil, Educação Superior.Resumo
Neste trabalho são apresentados os fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil (EC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A motivação deste estudo ocorreu pelo fato do curso fazer parte de uma política de expansão do ensino superior ao extremo norte do estado da Paraíba, no segundo semestre de 2010. Os dados coletados foram obtidos por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada aos 178 discentes matriculados do segundo ao nono período. Os resultados apontam que 44,93% dos que ingressaram no curso entre os anos de 2010 a 2015 evadiram, sendo que sua maioria ocorre nos primeiros quatro semestres do curso. Por fim, na opinião dos entrevistados, cabe aos gestores do curso dar ênfase na melhoria da infraestrutura, promover qualificação docente e atualizar o fluxograma das disciplinas para um caráter mais prático.
Downloads
Referências
AMARAL, L. M. B., Causas da evasão discente no curso de filosofia de uma instituição pública de ensino superior. Monografia de especialização em Gestão Universitária, Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
BRASIL. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: SESU/MEC, 1997.
CAPELAS, M. Análise de evasão de discentes em cursos de Engenharia de Produção. Tese de Doutorado, Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP. São Paulo, 2014.
CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. A falta de engenheiros. Disponível em: http://migre.me/wf8wr. Acesso em: 13 maio 2015.
FURTADO, V. V. A.; ALVES, T. W. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise com alunos. Revista Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. v. 10, n. 2, p. 115-129, jul/dez, 2012.
GAIOSO, N. P. L. Evasão discente na educação superior? A perspectiva dos dirigentes e dos alunos. 2005. pp. 99. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação “Stricto Sensu” em Educação, Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2005.
GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisas nas ciências sociais. Nº. 01. Brasília, DF: UNB, laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.
INEP/MEC. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior 2013 - Resumo Técnico. Brasília: INEP/MEC, 2013. Disponível em: http://migre.me/wm3bh. Acesso: março de 2017.
OLIVEIRA, V. F. et al. Um estudo sobre a expansão em engenharia no Brasil. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 32, n. 2, p. 37-56, 2013.
PINHEIRO, I. P. OLIVEIRA, N. H. Evasão nos cursos de engenharia do CEFET-MG e mobilidade entre as instituições de ensino superior. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, XLII, 2014, Juiz de Fora. Anais. Minas Gerais, 2014.
REIS, V. W.; CUNHA, P. J. M.; SPRITZER, I. M. P. A. Evasão no ensino superior de Engenharia no Brasil: Um estudo de caso no CEFET/RJ. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 9 ª ed. Belém. Anais. Belém, 2012.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no Ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez, 2007.
STOFFEL, W. P. ZIZA, C. R. Evasão escolar em curso superiores: Estudo comparativo entre os pedidos de trancamento e o aproveitamento escolar. In: Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação. 9ª ed. Resende. Anais. Resende, 2014.
UEPB. Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia Civil. Araruna: 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.