Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p48-54Palavras-chave:
Robótica, Arduino, Ensino, Curso, SemipresencialResumo
A robótica está cada vez mais presente em nosso cotidiano, nas mais diversas áreas (medicina, indústria, entre outras). Esse fato leva a necessidade de disseminar o conhecimento nessa área, de forma, a incentivar novos estudos a fim de solucionar problemas cotidianos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas utilizando a robótica. O público-alvo desse trabalho são professores e alunos do ensino fundamental e médio. A ideia central é utilizar a plataforma Arduino em um curso semipresencial de robótica orientado por um facilitador. Inicialmente, esse curso será ofertado a professores com o objetivo de formar futuros multiplicadores de conhecimentos e posteriormente o curso será ofertado com ajuda dos professores tutores que receberam o treinamento previamente.Downloads
Referências
BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul (RS): Universidade de Caxias do Sul. Anais. 2012.
CASTRO, M. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre, 2011. 158p, il. Dissertação (Mestrado). Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ).
MORAN, J. Educação inovadora presencial e a distância. Disponível em: http://migre.me/wbtuQ. Acesso em 11 de junho de 2016.
SILVA, T. Como fazer um Robot? Arduino Portugal, 2015. Disponível em: http://migre.me/wbto4. Acesso em 11 de junho de 2016.
TONIDANDEL, F; Construir robôs em aulas é tendência do ensino infantil. 2014. Terra Educação. Disponível em: http://migre.me/wjNSx. Acesso em: 11 de jun. de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.