Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino

Lygia Matos Aquino

ORCID iD Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral Brasil

Matheus Pires de Farias

Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral Brasil

Italo de Vasconcelos Crispim

Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral Brasil

Vandilberto Pereira Pinto

ORCID iD Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral Brasil

Francisco Herbert Lima Vasconcelos

ORCID iD Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Fortaleza Brasil

Resumo

A robótica está cada vez mais presente em nosso cotidiano, nas mais diversas áreas (medicina, indústria, entre outras). Esse fato leva a necessidade de disseminar o conhecimento nessa área, de forma, a incentivar novos estudos a fim de solucionar problemas cotidianos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas utilizando a robótica. O público-alvo desse trabalho são professores e alunos do ensino fundamental e médio. A ideia central é utilizar a plataforma Arduino em um curso semipresencial de robótica orientado por um facilitador. Inicialmente, esse curso será ofertado a professores com o objetivo de formar futuros multiplicadores de conhecimentos e posteriormente o curso será ofertado com ajuda dos professores tutores que receberam o treinamento previamente.

Palavras-chave


Robótica; Arduino; Ensino; Curso; Semipresencial


Texto completo:

Referências


BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul (RS): Universidade de Caxias do Sul. Anais. 2012.

CASTRO, M. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre, 2011. 158p, il. Dissertação (Mestrado). Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ).

MORAN, J. Educação inovadora presencial e a distância. Disponível em: http://migre.me/wbtuQ. Acesso em 11 de junho de 2016.

SILVA, T. Como fazer um Robot? Arduino Portugal, 2015. Disponível em: http://migre.me/wbto4. Acesso em 11 de junho de 2016.

TONIDANDEL, F; Construir robôs em aulas é tendência do ensino infantil. 2014. Terra Educação. Disponível em: http://migre.me/wjNSx. Acesso em: 11 de jun. de 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p48-54

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3589

Total de downloads do artigo: 2932