Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p48-54

Palavras-chave:

Robótica, Arduino, Ensino, Curso, Semipresencial

Resumo

A robótica está cada vez mais presente em nosso cotidiano, nas mais diversas áreas (medicina, indústria, entre outras). Esse fato leva a necessidade de disseminar o conhecimento nessa área, de forma, a incentivar novos estudos a fim de solucionar problemas cotidianos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas utilizando a robótica. O público-alvo desse trabalho são professores e alunos do ensino fundamental e médio. A ideia central é utilizar a plataforma Arduino em um curso semipresencial de robótica orientado por um facilitador. Inicialmente, esse curso será ofertado a professores com o objetivo de formar futuros multiplicadores de conhecimentos e posteriormente o curso será ofertado com ajuda dos professores tutores que receberam o treinamento previamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul (RS): Universidade de Caxias do Sul. Anais. 2012.

CASTRO, M. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre, 2011. 158p, il. Dissertação (Mestrado). Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ).

MORAN, J. Educação inovadora presencial e a distância. Disponível em: http://migre.me/wbtuQ. Acesso em 11 de junho de 2016.

SILVA, T. Como fazer um Robot? Arduino Portugal, 2015. Disponível em: http://migre.me/wbto4. Acesso em 11 de junho de 2016.

TONIDANDEL, F; Construir robôs em aulas é tendência do ensino infantil. 2014. Terra Educação. Disponível em: http://migre.me/wjNSx. Acesso em: 11 de jun. de 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

AQUINO, L. M.; FARIAS, M. P. de; CRISPIM, I. de V.; PINTO, V. P.; VASCONCELOS, F. H. L. Proposta de um curso semipresencial de robótica educacional utilizando a plataforma Arduino. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 48–54, 2017. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n34p48-54. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1327. Acesso em: 7 jan. 2025.