Liderança: percepção de alunos ingressantes de um curso de Engenharia de Produção em um ambiente de aprendizagem baseada em projetos

Autores

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (USP) http://orcid.org/0000-0002-3149-0482
  • Karen Natsumi Watanabe Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (USP)
  • Marco Antonio Carvalho Pereira Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (USP) http://orcid.org/0000-0003-1934-2863
  • Camila Cezar Grillo Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p77-83

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Engenharia de Produção, Ensino de Engenharia, Liderança

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) vem sendo utilizada, desde 2013, na disciplina “Projeto Integrado de Engenharia de Produção I” para os alunos ingressantes do curso de Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. O objetivo da utilização de tal metodologia é a exposição do aluno a situações muito próximas das que encontrará em sua futura vida profissional. Uma das competências que se espera de um bom profissional de engenharia é a atuação como líder ou liderado pois, invariavelmente, estará em uma das posições. Considerando que, nos últimos anos, o enfoque sobre liderança vem sofrendo modificações em função das necessidades do mercado, passando de uma posição fixa para um conjunto de atributos desejáveis, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos alunos sobre tal competência. Em 2015, foi realizado um estudo de caso com alunos do 1º semestre do curso, num total de 41, distribuídos em seis equipes com seis ou sete integrantes cada uma delas. Na aplicação da ABPj foram designados, entre os membros de cada equipe, dois líderes: o primeiro, voluntário, na primeira aula; o segundo, escolhido pelo grupo, no meio do semestre. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados, no meio e no final do semestre, e da compilação e análise de registros dos alunos no aplicativo Whatsapp, utilizado durante todo o período por todas as equipes. Os resultados obtidos permitiram identificar uma valorização positiva da figura do líder ao longo do projeto, sendo o segundo líder melhor avaliado do que o primeiro. Além disso, nas conversas do Whatsapp foi possível verificar a valorização de atitudes como iniciativa, comunicação constante, compartilhada e participativa, organização e responsabilização.

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Publicado

2017-06-01

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