Trabalho e educação: a percepção dos estudantes do IFPB/Campus Campina Grande
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p81-88Palavras-chave:
trabalho, educação, percepçãoResumo
Este artigo discute a relação entre o mundo do trabalho e educação na sociedade atual capitalista. Esta discussão é decorrente de estudos de pesquisas de Iniciação Científica e teve como fonte de financiamento o Programa (PIBICT-JR). O objetivo deste ensaio foi identificar a percepção da relação entre trabalho e educação pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB Campus Campina Grande. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo. No contexto atual do capitalismo global, há um enorme entrelaçamento entre trabalho e educação. Cada vez mais o papel da educação tem relevância na criação de formas arraigadas no processo de reprodução do capital. Sabe-se que a educação profissional tecnológica foca seus objetivos na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. Conclui-se, portanto que os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB/Campus Campina Grande percebem que existe uma relação sobre o a educação escolar e o mundo do trabalho é conflituosa. Entretanto, ainda há poucos elementos críticos dentro da educação profissional e tecnológica. Presume-se que seja um desafio para as ciências humanas nos Centros Tecnológicos de Ensino na reflexão crítica sobre o mundo do trabalho.
Downloads
Referências
ANTUNES. Ricardo L. C. O caracol e sua concha: Ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. 8ª ed. – São Paulo: Boitempo, 2005.
ANTUNES. Ricardo L. C. Adeus ao Trabalho? : Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8ª ed. – São Paulo: Cortez; Campinas. SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2002.
ARANHA. Maria Lúcia de Arruda. MARTINS. Maria Helena Pires. Visão histórica do trabalho. In: Filosofando: Introdução à filosofia. 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 1993.
LESSA, Sérgio e TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
LESSA, Sérgio. Lukács: Trabalho, Objetivação, Alienação? Fonte: http://www.sergiolessa.com/artigos_92_96/trabalho_objetivacao_alienacao_1992.pdf. Acesso em 12 abril 2012.
MARX, Karl. A produção de mais-valia absoluta. Crítica da economia política. In: MARX, Karl. O capital: o processo de produção do capital. V. I. Livro Primeiro. Tomo I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996, p. 297.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação Profissional: Delimitando Campos. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. Ed 2º. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
PILETTI. Nelson. PILETTI. Claudino. História e Vida: Dos tempos modernos ao mundo globalizado. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
ROSSEAU. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade. 1755. Citado em: Luiz R. Salinas Fortes. Rousseau. São Paulo. FTD. 1989. p. 49 e 102.
SAVIANI. Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campina, SP: Autores Associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.