Trabalho e educação: a percepção dos estudantes do IFPB/Campus Campina Grande

Márcia Maria Costa Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Noemia Dayana de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

Este artigo discute a relação entre o mundo do trabalho e educação na sociedade atual capitalista. Esta discussão é decorrente de estudos de pesquisas de Iniciação Científica e teve como fonte de financiamento o Programa (PIBICT-JR). O objetivo deste ensaio foi identificar a percepção da relação entre trabalho e educação pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB Campus Campina Grande. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo. No contexto atual do capitalismo global, há um enorme entrelaçamento entre trabalho e educação. Cada vez mais o papel da educação tem relevância na criação de formas arraigadas no processo de reprodução do capital. Sabe-se que a educação profissional tecnológica foca seus objetivos na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. Conclui-se, portanto que os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB/Campus Campina Grande percebem que existe uma relação sobre o a educação escolar e o mundo do trabalho é conflituosa. Entretanto, ainda há poucos elementos críticos dentro da educação profissional e tecnológica. Presume-se que seja um desafio para as ciências humanas nos Centros Tecnológicos de Ensino na reflexão crítica sobre o mundo do trabalho.

Palavras-chave


trabalho; educação; percepção


Texto completo:

Referências


ANTUNES. Ricardo L. C. O caracol e sua concha: Ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. 8ª ed. – São Paulo: Boitempo, 2005.

ANTUNES. Ricardo L. C. Adeus ao Trabalho? : Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8ª ed. – São Paulo: Cortez; Campinas. SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2002.

ARANHA. Maria Lúcia de Arruda. MARTINS. Maria Helena Pires. Visão histórica do trabalho. In: Filosofando: Introdução à filosofia. 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 1993.

LESSA, Sérgio e TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LESSA, Sérgio. Lukács: Trabalho, Objetivação, Alienação? Fonte: http://www.sergiolessa.com/artigos_92_96/trabalho_objetivacao_alienacao_1992.pdf. Acesso em 12 abril 2012.

MARX, Karl. A produção de mais-valia absoluta. Crítica da economia política. In: MARX, Karl. O capital: o processo de produção do capital. V. I. Livro Primeiro. Tomo I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996, p. 297.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação Profissional: Delimitando Campos. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. Ed 2º. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

PILETTI. Nelson. PILETTI. Claudino. História e Vida: Dos tempos modernos ao mundo globalizado. 21ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

ROSSEAU. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade. 1755. Citado em: Luiz R. Salinas Fortes. Rousseau. São Paulo. FTD. 1989. p. 49 e 102.

SAVIANI. Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. rev. Campina, SP: Autores Associados, 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p81-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1704

Total de downloads do artigo: 808