Trabalho e educação: a percepção dos estudantes do IFPB/Campus Campina Grande

Autores

  • Márcia Maria Costa Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-1075-3041
  • Noemia Dayana de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p81-88

Palavras-chave:

trabalho, educação, percepção

Resumo

Este artigo discute a relação entre o mundo do trabalho e educação na sociedade atual capitalista. Esta discussão é decorrente de estudos de pesquisas de Iniciação Científica e teve como fonte de financiamento o Programa (PIBICT-JR). O objetivo deste ensaio foi identificar a percepção da relação entre trabalho e educação pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB Campus Campina Grande. A metodologia desenvolvida foi a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo. No contexto atual do capitalismo global, há um enorme entrelaçamento entre trabalho e educação. Cada vez mais o papel da educação tem relevância na criação de formas arraigadas no processo de reprodução do capital. Sabe-se que a educação profissional tecnológica foca seus objetivos na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. Conclui-se, portanto que os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB/Campus Campina Grande percebem que existe uma relação sobre o a educação escolar e o mundo do trabalho é conflituosa. Entretanto, ainda há poucos elementos críticos dentro da educação profissional e tecnológica. Presume-se que seja um desafio para as ciências humanas nos Centros Tecnológicos de Ensino na reflexão crítica sobre o mundo do trabalho.

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Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Educação