Educação escolar indígena - território etnoeducacional: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n18p55-62Palavras-chave:
educação escolar indígena, regionalização, Território etnoeducacionalResumo
Este artigo é fruto de uma experiência vivida na I Conferência Regional sobre Educação Escolar Indígena, sediada em Caucaia-CE, Brasil no período de 24 a 27 de março de 2009. O objetivo deste relato é fazer uma breve descrição e análise sobre a proposta levantada pelos representantes do Governo Federal sobre a política de regionalização nos territórios indígenas, definida como território etnoeducacional. A metodologia desenvolvida foi a bibliográfica e de alguns depoimentos dos atores sociais que participaram dessa Conferência Regional sobre Educação Escolar Indígena. Constatou-se que a apresentação dos representantes do governo na mesa redonda cujo Eixo Temático I foi “Educação Escolar, Territorializada e Autonomia os Povos Indígenas” não ficou clara e objetiva; o que causou discussões e insatisfações dos agentes sociais envolvidos, ou seja, dos representantes indígenas presentes. Desta forma, evidenciou que não houve compreensão na política de regionalização denominada de Território Etnoeducacional pela ausência de linguagem coloquial informal e acessível para os representantes indígenas presentes.
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