Trabalho e mobilidade do garimpeiro no Junco do Seridó paraibano

Márcia Maria Costa Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

Este artigo discute sobre a dinâmica territorial vinculada ao trabalho dos garimpeiros nas jazidas minerais no Junco do Seridó- PB, Brasil. Esta discussão é decorrente de estudos de pesquisas desenvolvidas sobre relacionadas à problemática do trabalho no garimpo. A pesquisa teve como fonte de financiamento o Programa Bolsa Pesquisador/IFPB/Campus Campina Grande. O objetivo deste trabalho foi de identificar a forma, o tipo e direção do deslocamento diário do trabalhador garimpeiro. Os procedimentos metodológicos adotados foram à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Mesmo com as novas mutações no atual mundo do trabalho, acompanhadas pelas modernas tecnologias, ainda assim, na produção capitalista do espaço o trabalho informal é presente. Identificou que a maioria dos garimpeiros vive na informalidade e que o tipo de deslocamento do garimpeiro paraibano se classifica quanto ao espaço de interna e quanto ao tempo se classificam em temporárias. Portanto, denominada de migrações diárias. Identificou que o tipo de transporte para locomoção domicílio-trabalho é a motocicleta. Percebeu-se também que há um problema maior na questão da mobilidade, que é a de acessibilidade. As estradas estão em péssimas condições. Portanto, estradas precárias, acesso precário; o que permite concluir a forte ausência de poder público em investimentos na estrutura viária do município.

Palavras-chave


trabalho; garimpo; mobilidade


Texto completo:

Referências


ANDRADE, Manuel Correia de. A mobilidade da população: As migrações. In: ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 1985.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8 ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora Universitária, 2002.

BECKER, K. Bertha. As frentes de exploração mineral: grandes projetos e garimpos. In: BECKER, K. Bertha. Amazônia. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: 1993.

BRASIL. Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967. Dá nova redação ao Decreto-Lei nº 1.985 (Código de Minas) de 29 de janeiro de 1940. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/del0227.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 16/97 e Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Nova Delimitação do Semi-Árido Brasileiro. Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional. Esplanada dos Ministérios – Bloco E- 8º andar. Brasília/DF, 2005. Fonte: www.mi.gov.br. Acesso em 11 out 2012.

BRASIL. Portaria nº 1.524, DE 27 de outubro de 1982. Presidência da República. Brasília. 1989. Disponível em http:// www.dnpm.gov.br/conteudo. Acesso em 20 de dezembro de 2012.

CARVALHO, N. G. Estudos de aproveitando do caulim de Junco do Seridó, PB e da Ilha de Juventude. Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES. Memória da Pós-Graduação/Sistema de Avaliação/Teses e Dissertações/Engenharia Mineral/USP/2003, Cuba.

COOPERATIVA DOS MINERADORES QUE FORMAM AS REGIÕES DO SERIDÓ, CARIRÍ E CURIMATAÚ DO ESTADO DA PARAÍBA LTDA. Fonte: http://cooperjunco.wordpress.com/cooperativa. Acesso em 23 de fevereiro de 2013.

GOMES, Márcia Maria Costa. A rosa dos ventos: o caminho percorrido. In: A cidade dos olhos verdes: precariedade urbana: um estudo sobre as implicações sócio-espaciais da lei que altera o uso das áreas verdes para a construção de habitação popular em João Pessoa – PB. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Geografia), Universidade Federal da Paraíba, 2006.

JARDIM, Antônio de Ponte. Movimentos pendulares: reflexões sobre a mobilidade pendular. In: PINTO DE OLIVEIRA e RIBEIRO DE OLIVEIRA (Org.). Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Estudos e Análises. Informação demográfica e socioeconômica. Número 1. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf. Acesso em agosto de 2011.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marinha de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Desafio do Conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOURA, Rosa et al. Movimento pendular e perspectivas de pesquisas em aglomerados urbanos. São Paulo em Perspectiva. V. 19, n. 4, p. 121-133, out./dez. 2005. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.88392005000400008. Acesso em setembro de 2012.

NÓBREGA, José Aderivaldo da. Homens subterrâneos: o trabalho informal e precário nos garimpos do Junco do Seridó. Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Humanidades/UFCG, 2012.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo - colônia. 23 ed., São Paulo: 1994.

PROCHNIK, Victor. Cadeias produtivas e complexos industriais. Instituto de Economia da UFRJ. Rio de Janeiro, 2002. Fonte: http://www.ie.ufrj.br/cadeiasprodutivas/pdfs/cadeias_produtivas_e_complexos_industriais.pdf. Acesso em 14 de fevereiro.

SOUSA. João Batista Monteiro de. Ocorrência, Distribuição e Variabilidade Granulométrica da Argila Caulim nos Pegmatitos da Região de Junco do Seridó-PB e Equador-RN. Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba, 1997.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

TAVARES, Maria Augusta. Outubro: Revista do Instituto de Estudos Socialistas. In: TAVARES, Maria Augusta. Trabalho informal: os fios (in) visíveis da produção capitalista. N. 7 São Paulo: 2002.

TEIXEIRA, Nilo da Silva e LIMA, Maria Helena Rocha. Características e atuação das organizações de garimpeiros no Brasil. Série Anais da XII Jornada de Iniciação Científica (Anais da XII JIC – 2004). http://www.cetem.gov.br/serie_anais_XII_jic.htm. Acesso em 14.04.08.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p89-97

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1730

Total de downloads do artigo: 1187