Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente

Autores

  • Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0001-7900-6381
  • Larissa Carvalho Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande
  • Márcia Maria Costa Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-1075-3041

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p21-29

Palavras-chave:

indisciplina, sala de aula, interferência, professor

Resumo

A indisciplina em sala de aula é um fato presente no cotidiano das instituições educativas. Até que ponto ela influencia o trabalho do professor em sala de aula? O objetivo deste trabalho é investigar sobre a interferência da indisciplina em sala de aula no trabalho dos professores que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Campina Grande. Esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa e quali-quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário como instrumento e para a análise dos dados, o método da Análise de Conteúdo. As respostas apresentadas pelos educadores, em sua grande maioria, apontam que a indisciplina interfere na prática profissional destes, provocando, como maior consequência, descontração. Sobre o papel do professor na gestão da indisciplina, a maior parte dos docentes afirma que é preciso ter um bom controle da situação. Observou-se que o professor tem o papel de condutor das relações interpessoais em sala de aula mediante as consequências danosas provocadas pela indisciplina em sala de aula ao processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

RODRIGUES, I. A. de A.; MARQUES, L. C.; GOMES, M. M. C. Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 21–29, 2012. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n21p21-29. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/156. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Educação