Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente

Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Larissa Carvalho Marques

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Márcia Maria Costa Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

A indisciplina em sala de aula é um fato presente no cotidiano das instituições educativas. Até que ponto ela influencia o trabalho do professor em sala de aula? O objetivo deste trabalho é investigar sobre a interferência da indisciplina em sala de aula no trabalho dos professores que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Campina Grande. Esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa e quali-quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário como instrumento e para a análise dos dados, o método da Análise de Conteúdo. As respostas apresentadas pelos educadores, em sua grande maioria, apontam que a indisciplina interfere na prática profissional destes, provocando, como maior consequência, descontração. Sobre o papel do professor na gestão da indisciplina, a maior parte dos docentes afirma que é preciso ter um bom controle da situação. Observou-se que o professor tem o papel de condutor das relações interpessoais em sala de aula mediante as consequências danosas provocadas pela indisciplina em sala de aula ao processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


indisciplina; sala de aula; interferência; professor


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p21-29

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