Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p21-29Palavras-chave:
indisciplina, sala de aula, interferência, professorResumo
A indisciplina em sala de aula é um fato presente no cotidiano das instituições educativas. Até que ponto ela influencia o trabalho do professor em sala de aula? O objetivo deste trabalho é investigar sobre a interferência da indisciplina em sala de aula no trabalho dos professores que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Campina Grande. Esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa e quali-quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário como instrumento e para a análise dos dados, o método da Análise de Conteúdo. As respostas apresentadas pelos educadores, em sua grande maioria, apontam que a indisciplina interfere na prática profissional destes, provocando, como maior consequência, descontração. Sobre o papel do professor na gestão da indisciplina, a maior parte dos docentes afirma que é preciso ter um bom controle da situação. Observou-se que o professor tem o papel de condutor das relações interpessoais em sala de aula mediante as consequências danosas provocadas pela indisciplina em sala de aula ao processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
AQUINO, J. G. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, mai./ago. 2011, v. 41, n. 143. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a07v41n143.pdf. Acesso em: 01 dez. 2012.
ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de Pós-Graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ANTUNES, Celso. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
ENDO, Kátia Hatsue; CONSTANTINO, Elizabeth Piemont. Indisciplina no Ensino Técnico: representações sociais de professores. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, ago./dez. 2012, v. 4, n. 2. Disponível em: www.marilia.unesp.br/scheme. Acesso em: 03 fev. 2013.
ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Portugal: Porto Editora, 1992.
FERRARI, Márcio. Disciplina é um conteúdo como qualquer outro. Entrevista com o Psicólogo Lino de Macedo. Revista Escola, jun./jul. 2005.
GARCIA, Joe. Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. R. paran. Desenv., Curitiba, jan./abr. 1999, n. 95, p. 101-108.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Regulamento Disciplinar para o Corpo Discente – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 2011.
MARRIEL, L.C. et al. Violência Escolar e Autoestima de Adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, v. 36, n. 127, p. 35-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0336127.pdf. Acesso em: 05 dez. 2012.
PARRAT- DAYAN, Silva. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2009.
PHELAN, Thomas W.; SCHOUNOUR, Sarah Jane. 1, 2, 3 – mágica para professores – disciplina efetiva em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SERRA, Dayse Carla Gênero. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 108p.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Carla Sofia Rocha da. A Relação Dinâmica Transferencial entre professor-aluno no ensino. Revista Ciências e Cognição, 2006, v. 8. Disponível em: www.cienciasecognicao.org/pdf/v08/m32696.pdf. Acesso em: 01 nov. 2011.
VASCONCELLOS, Celso dos S. [199?]. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf. Acesso em: 22 mai. 2009.
VICHESSI, Beatriz. O que é indisciplina. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml. Acesso em: 17 jul. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.