Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente

Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Larissa Carvalho Marques

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Márcia Maria Costa Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

A indisciplina em sala de aula é um fato presente no cotidiano das instituições educativas. Até que ponto ela influencia o trabalho do professor em sala de aula? O objetivo deste trabalho é investigar sobre a interferência da indisciplina em sala de aula no trabalho dos professores que lecionam nos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Campina Grande. Esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa e quali-quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário como instrumento e para a análise dos dados, o método da Análise de Conteúdo. As respostas apresentadas pelos educadores, em sua grande maioria, apontam que a indisciplina interfere na prática profissional destes, provocando, como maior consequência, descontração. Sobre o papel do professor na gestão da indisciplina, a maior parte dos docentes afirma que é preciso ter um bom controle da situação. Observou-se que o professor tem o papel de condutor das relações interpessoais em sala de aula mediante as consequências danosas provocadas pela indisciplina em sala de aula ao processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


indisciplina; sala de aula; interferência; professor


Texto completo:

Referências


AQUINO, J. G. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, mai./ago. 2011, v. 41, n. 143. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a07v41n143.pdf. Acesso em: 01 dez. 2012.

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de Pós-Graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ANTUNES, Celso. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

ENDO, Kátia Hatsue; CONSTANTINO, Elizabeth Piemont. Indisciplina no Ensino Técnico: representações sociais de professores. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, ago./dez. 2012, v. 4, n. 2. Disponível em: www.marilia.unesp.br/scheme. Acesso em: 03 fev. 2013.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Portugal: Porto Editora, 1992.

FERRARI, Márcio. Disciplina é um conteúdo como qualquer outro. Entrevista com o Psicólogo Lino de Macedo. Revista Escola, jun./jul. 2005.

GARCIA, Joe. Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. R. paran. Desenv., Curitiba, jan./abr. 1999, n. 95, p. 101-108.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Regulamento Disciplinar para o Corpo Discente – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 2011.

MARRIEL, L.C. et al. Violência Escolar e Autoestima de Adolescentes. Cadernos de Pesquisa, jan./abr. 2006, v. 36, n. 127, p. 35-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0336127.pdf. Acesso em: 05 dez. 2012.

PARRAT- DAYAN, Silva. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2009.

PHELAN, Thomas W.; SCHOUNOUR, Sarah Jane. 1, 2, 3 – mágica para professores – disciplina efetiva em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SERRA, Dayse Carla Gênero. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 108p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Carla Sofia Rocha da. A Relação Dinâmica Transferencial entre professor-aluno no ensino. Revista Ciências e Cognição, 2006, v. 8. Disponível em: www.cienciasecognicao.org/pdf/v08/m32696.pdf. Acesso em: 01 nov. 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos S. [199?]. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf. Acesso em: 22 mai. 2009.

VICHESSI, Beatriz. O que é indisciplina. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml. Acesso em: 17 jul. 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p21-29

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2566

Total de downloads do artigo: 2192