- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
A indisciplina e o regulamento disciplinar: percepções de estudantes de cursos técnicos integrados
Resumo
O regulamento disciplinar de uma instituição de ensino é ferramenta de normatização do convívio no ambiente escolar. Com base nisso, esta pesquisa de campo, explicativa, transversal e qualiquantitativa busca investigar o conhecimento que os estudantes dos primeiros anos do ano letivo de 2014 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPB – Campus Campina Grande possuem acerca do Regulamento Disciplinar desta Instituição bem como sua função, além de registrar as sugestões dos alunos para a elaboração do referido documento. Foram entrevistados 38 estudantes, por meio de questionário, seguindo os critérios de ética em pesquisa. Observou-se que a maior parte dos discentes conhece o Regulamento Disciplinar, o identifica com a função de normatizar a convivência escolar, e não apresenta sugestões ou críticas à elaboração do Regulamento. Este trabalho abre novos campos de investigação sobre os impactos da apresentação do Regulamento aos discentes novatos realizada pelas Coordenações Pedagógica e de Assistência ao Estudante.
Palavras-chave
Indisciplina; Regulamento disciplinar; Estudantes; Curso Técnico Integrado
Texto completo:
Visitas a este artigo: 2502
Total de downloads do artigo: 1879