A indisciplina e o regulamento disciplinar: percepções de estudantes de cursos técnicos integrados

Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande Brasil

Resumo

O regulamento disciplinar de uma instituição de ensino é ferramenta de normatização do convívio no ambiente escolar. Com base nisso, esta pesquisa de campo, explicativa, transversal e qualiquantitativa busca investigar o conhecimento que os estudantes dos primeiros anos do ano letivo de 2014 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPB – Campus Campina Grande possuem acerca do Regulamento Disciplinar desta Instituição bem como sua função, além de registrar as sugestões dos alunos para a elaboração do referido documento. Foram entrevistados 38 estudantes, por meio de questionário, seguindo os critérios de ética em pesquisa. Observou-se que a maior parte dos discentes conhece o Regulamento Disciplinar, o identifica com a função de normatizar a convivência escolar, e não apresenta sugestões ou críticas à elaboração do Regulamento. Este trabalho abre novos campos de investigação sobre os impactos da apresentação do Regulamento aos discentes novatos realizada pelas Coordenações Pedagógica e de Assistência ao Estudante.

Palavras-chave


Indisciplina; Regulamento disciplinar; Estudantes; Curso Técnico Integrado


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p89-95

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2344

Total de downloads do artigo: 1760