O ensino de Libras na modalidade Educação a Distância: desafios e reflexões na percepção dos professores

Carla Lemos de Assis

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ana Maria Zulema Pinto Cabral da Nóbrega

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A valorização do Ensino a Distância como modalidade educacional e o reconhecimento da Libras como segunda língua oficial no Brasil, na perspectiva para ouvintes, ocasionaram mudanças na atuação dos docentes de Libras nos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos docentes do curso de especialização em Libras, UAB- EaD/IFPB - Campus Patos, sobre a experiência da docência em Libras na modalidade Educação a Distância. Metodologicamente é um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o questionário on-line, por meio da ferramenta Google Forms, a qual continha perguntas abertas e fechadas, que contemplavam parâmetros que permitiram demonstrar a experiência da docência do ensino de Libras EaD. A partir dos resultados, identificou-se que docentes do curso de especialização em Libras, UAB-EaD/IFPB - Campus Patos (PB), possuem experiência no ensino de Libras. Contudo, existe a necessidade contínua de capacitação desses profissionais no tocante ao uso operacional do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), ao aprimoramento da capacidade de armazenamento e ao carregamento do AVA e ampliação do suporte de servidor, para que se efetive cada vez mais com qualidade o ensino de Libras na modalidade EaD.

 

 

Palavras-chave


Educação a Distância; Libras; Prática docente


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5842

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