Bem-estar no ambiente de trabalho: o caso do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p19-26Palavras-chave:
Bem-estar, Qualidade de Vida no Trabalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Esta pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, representa um recorte de um projeto diagnóstico institucional de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e promoção da saúde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem como objetivo diagnosticar o bem-estar no trabalho, na percepção dos servidores do IFRN. O instrumento utilizado foi o IA_QVT (uma pergunta aberta). Como amostra, foram pesquisados 774 servidores; como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo (tema/dimensão). As respostas apontadas pelos servidores permitiram os seguintes resultados: (1) A Relação Socioprofissional (RSP) – a temática mais expressiva; entre suas dimensões mais pontuadas, podemos destacar: as relações interpessoais (54,95%), trabalho em equipe/equipe de trabalho (11,32%) e clima organizacional (10,85%) – nesse fator, destaca-se a importância das relações entre os pares, professor-aluno e o trabalho em equipe . (2) o Elo Trabalho e Vida Social (ETVS) – o segundo tema mais pontuado; entre suas dimensões, podemos destacar: satisfação (49,47%), contribuição social (38,08%), admiração pela instituição/orgulho da instituição (10,32%), motivação (1,42%) e lazer (0,71%); o prazer em lecionar; contribuir com o aluno e com a sociedade são aspectos importantes para o bem-estar. (3) Na dimensão Organização no Trabalho (OT), destacamos: padrão organizacional positivo (40,59%), ausência de pressão/sobrecarga e jornada de trabalho (12,35%) e tempo de trabalho (11,18%); nessa dimensão, destacam-se: a capacidade de atingir objetivos, a competência do servidor, ausência de pressão e a jornada de trabalho. Nesse sentido, aponta-se a importância de condutas que proporcionem bem-estar aos servidores do IFRN como também o incentivo a desenvolvimento de projetos de QVT que venham a contribuir com as temáticas menos pontuadas, entendendo de forma mais profunda essa percepção das temáticas de bem-estar registradas por esses servidores.
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