Conceito de qualidade de vida no trabalho na diversidade dos campi do IFRN

Autores

  • Maria Josely de Figueiredo Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-5294-2679
  • Fernando Henrique da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Valéria Regina Carvalho de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Augusto André Santos de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Roberta Keile Gomes de Sousa Manso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-3076-0508

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p120-128

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, IFRN, Condições de trabalho, Bem-estar

Resumo

Esse trabalho é um recorte de um estudo maior e tem como objetivo: analisar o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), no IFRN e nos campi da grande Natal, em comparação com os campi que apresentam resultados de tendência contrária, nas dimensões mais expressivas: condições de trabalho, bem-estar e elo trabalho e vida social. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa e teve como instrumento o questionário aberto. A amostra observada foi de 774 participantes. A condição de trabalho foi o fator mais expressivo em quase todas as macrorregiões analisadas, com exceção dos campi novos, que tiveram o bem-estar como fator principal. Com relação ao fator condição de trabalho, o Campus Natal Central e Campus Cidade Alta mostram tendência contrária, apresentando dimensões como: segurança e infraestrutura nas primeiras colocações. No fator bem-estar, destacam-se, na contramão da tendência central, as dimensões: atividade física e alimentação nos Campi: EAD, Zona Norte, Parnamirim e na Reitoria. Quanto ao elo entre trabalho e vida social, destacamos, contrariando a tendência central, as dimensões motivação e equilíbrio trabalho vida social, nos campi EAD, Parnamirim, Zona Norte e Cidade alta. Apesar da importância do macro diagnóstico, é de grande relevância analisar os dados de cada campus, para garantir a fidedignidade das particularidades dos campi no diagnóstico do conceito de QVT no IFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, G. M. de. Sistema de Gestão de Segurança OHSAS 18.001. 2. ed. Rio de Janeiro: GVC, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Portugal: Edições 70, 2010.

CABRAL JUNIOR, U. B. O ambiente de trabalho de profissionais da educação. In: Cabral Junior; Carvalho, H.; Sobrinho, F.; Barreto, M.; Levy, G.; Nasser, T.; Provenzano, L. (Org.). Qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais de educação. Rio de Janeiro: Faperj, 2013.

FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no trabalho: uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Edições ler, pensar e agir, 2011.

FERREIRA, M. C. A Ergonomia da Atividade se Interessa pela Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões Empíricas e Teóricas. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho,v. 11, 83-99, 2008.

FERREIRA, M. C. Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT): instrumento para diagnóstico e planejamento. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE QVT, 11., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2009.

FERREIRA, M. C. et al. (Org.). Qualidade de vida no trabalho: questões fundamentais e perspectivas de análises e intervenção. Brasília: Paralelo 15, 2013.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 30. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/servidores/saude-do-servidor/lateral/promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida -no-trabalho/programa-de-promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho-do-ifrn. Acesso em: 10 dez. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Portal Institucional. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/. Acesso em: 10 dez. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução n° 16/2014 – Conselho Superior –CONSUP. Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ifrn/servidores/saude-do-servidor/lateral/promocao-a-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/politica-de-promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida-no-trabalho-do-ifrn. Acesso em: 10 dez. 2016.

NEWSTROM, J. W. Comportamento Organizacional: o comportamento humano no trabalho. São Paulo: McGraw Hill, 2008.

OLIVEIRA, R. C. Qualidade de Vida no Trabalho Fatores de bem-estar e mal-estar no trabalho em uma autarquia federal. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Brasília, 2014.

PRESOTO, L. H. Promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador em hospitais estaduais da cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Saúde Pública)–Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Como Citar

GOMES, M. J. de F.; SILVA, F. H. da; OLIVEIRA, V. R. C. de; SOUZA, A. A. S. de; MANSO, R. K. G. de S. Conceito de qualidade de vida no trabalho na diversidade dos campi do IFRN. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 120–128, 2018. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n38p120-128. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1098. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)