Análise histórica da educação física do IFPB: do conformismo da década de 80 à perspectiva de mudança da década de 90

Maria Josély de Figueirêdo Gomes

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Resumo

O presente estudo foi realizado como parte da dissertação de mestrado e da tese de doutorado de sua autora. Este trabalho faz parte de um trabalho mais amplo, que fez um breve histórico da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desde seu início (1945) até o início do século XXI (2003). Para este trabalho específico, foi realizada a análise histórica das décadas de 80 e 90. Foi realizado um levantamento documental no acervo do IFPB, juntamente com entrevista semiestruturada com seis professores. Como conclusão, pode-se dizer que o reconhecimento histórico dessa prática educativa/disciplina nas duas décadas estudadas é de grande importância para um melhor desenvolvimento da disciplina nas diversidades encontradas nos dias atuais.

Palavras-chave


educação física escolar; histórico das décadas de 80 e 90; IFPB


Texto completo:

Referências


BETTI, M. Perspectivas para Educação Física Escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 5, n. 1/2, p. 70 -75, 1991.

CASTELLANI, L. Política educacional e Educação Física. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. 93 p.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

GONÇALVES, S.; PIMENTA, C. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992. 160 p.

GUEDES, D.; GUEDES, J. Projeto “Atividade Física e Saúde”. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 13, p. 15-22, jul. 1992.

GUEDES, D.; GUEDES, J. Educação Física Escolar: uma proposta de promoção de saúde. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 14, p. 16-23, jan. 1993a.

GUEDES, D.; GUEDES, J. Subsídio para implementação de programas direcionados à promoção da saúde através da Educação Física Escolar. Revista da APEF, Londrina, v. 8, n. 15, p. 3-11, 1993b.

LIMA, O.; LIMA, O. Análise crítica do ensino de Educação Física por modalidade desportiva na Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 52 f. Monografia (Especialização em Treinamento Desportivo) – ETFPB/UFPB.

PEREIRA, M. O ensino profissionalizante de 2º grau: a elitização da Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba.

RESENDE, H.; SOARES, A. Conhecimento e especificidade da Educação Física Escolar, na perspectiva da Cultura Corporal. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 49-59, 1996.

SOARES, C. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 6-12, 1996.

UNESCO. Declaration and recommendations of the world forum on physical activity and sport. 1995. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001045/104555e.pdf. Acesso em: 24 ago. 2010.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p19-25

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2075

Total de downloads do artigo: 1698