- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Análise histórica da educação física do IFPB: do conformismo da década de 80 à perspectiva de mudança da década de 90
Resumo
O presente estudo foi realizado como parte da dissertação de mestrado e da tese de doutorado de sua autora. Este trabalho faz parte de um trabalho mais amplo, que fez um breve histórico da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desde seu início (1945) até o início do século XXI (2003). Para este trabalho específico, foi realizada a análise histórica das décadas de 80 e 90. Foi realizado um levantamento documental no acervo do IFPB, juntamente com entrevista semiestruturada com seis professores. Como conclusão, pode-se dizer que o reconhecimento histórico dessa prática educativa/disciplina nas duas décadas estudadas é de grande importância para um melhor desenvolvimento da disciplina nas diversidades encontradas nos dias atuais.
Palavras-chave
educação física escolar; histórico das décadas de 80 e 90; IFPB
Texto completo:
Referências
BETTI, M. Perspectivas para Educação Física Escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 5, n. 1/2, p. 70 -75, 1991.
CASTELLANI, L. Política educacional e Educação Física. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. 93 p.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
GONÇALVES, S.; PIMENTA, C. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992. 160 p.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Projeto “Atividade Física e Saúde”. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 13, p. 15-22, jul. 1992.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Educação Física Escolar: uma proposta de promoção de saúde. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 14, p. 16-23, jan. 1993a.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Subsídio para implementação de programas direcionados à promoção da saúde através da Educação Física Escolar. Revista da APEF, Londrina, v. 8, n. 15, p. 3-11, 1993b.
LIMA, O.; LIMA, O. Análise crítica do ensino de Educação Física por modalidade desportiva na Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 52 f. Monografia (Especialização em Treinamento Desportivo) – ETFPB/UFPB.
PEREIRA, M. O ensino profissionalizante de 2º grau: a elitização da Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba.
RESENDE, H.; SOARES, A. Conhecimento e especificidade da Educação Física Escolar, na perspectiva da Cultura Corporal. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 49-59, 1996.
SOARES, C. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 6-12, 1996.
UNESCO. Declaration and recommendations of the world forum on physical activity and sport. 1995. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001045/104555e.pdf. Acesso em: 24 ago. 2010.
Visitas a este artigo: 2075
Total de downloads do artigo: 1698