Análise histórica da educação física do IFPB: do conformismo da década de 80 à perspectiva de mudança da década de 90
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p19-25Palavras-chave:
educação física escolar, histórico das décadas de 80 e 90, IFPBResumo
O presente estudo foi realizado como parte da dissertação de mestrado e da tese de doutorado de sua autora. Este trabalho faz parte de um trabalho mais amplo, que fez um breve histórico da Educação Física no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desde seu início (1945) até o início do século XXI (2003). Para este trabalho específico, foi realizada a análise histórica das décadas de 80 e 90. Foi realizado um levantamento documental no acervo do IFPB, juntamente com entrevista semiestruturada com seis professores. Como conclusão, pode-se dizer que o reconhecimento histórico dessa prática educativa/disciplina nas duas décadas estudadas é de grande importância para um melhor desenvolvimento da disciplina nas diversidades encontradas nos dias atuais.
Downloads
Referências
BETTI, M. Perspectivas para Educação Física Escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 5, n. 1/2, p. 70 -75, 1991.
CASTELLANI, L. Política educacional e Educação Física. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 1998. 93 p.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
GONÇALVES, S.; PIMENTA, C. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992. 160 p.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Projeto “Atividade Física e Saúde”. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 13, p. 15-22, jul. 1992.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Educação Física Escolar: uma proposta de promoção de saúde. Revista da APEF, Londrina, v. 7, n. 14, p. 16-23, jan. 1993a.
GUEDES, D.; GUEDES, J. Subsídio para implementação de programas direcionados à promoção da saúde através da Educação Física Escolar. Revista da APEF, Londrina, v. 8, n. 15, p. 3-11, 1993b.
LIMA, O.; LIMA, O. Análise crítica do ensino de Educação Física por modalidade desportiva na Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 52 f. Monografia (Especialização em Treinamento Desportivo) – ETFPB/UFPB.
PEREIRA, M. O ensino profissionalizante de 2º grau: a elitização da Escola Técnica Federal da Paraíba. 1995. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba.
RESENDE, H.; SOARES, A. Conhecimento e especificidade da Educação Física Escolar, na perspectiva da Cultura Corporal. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 49-59, 1996.
SOARES, C. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 2, p. 6-12, 1996.
UNESCO. Declaration and recommendations of the world forum on physical activity and sport. 1995. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001045/104555e.pdf. Acesso em: 24 ago. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.