- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Percepção de alunos do ensino técnico quanto à modalidade de Educação a Distância
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos alunos do ensino técnico em relação à modalidade de Educação a Distância (EaD). Participaram do estudo 61 discentes, distribuídos em dois grupos: G1 (n=32), composto por alunos de cursos presenciais, e G2 (n=29), composto por alunos de cursos de EaD. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário já validado, que verificou a percepção dos alunos sobre a modalidade de EaD. As informações coletadas revelaram que 28 participantes do G1 (87,5%) e 16 do G2 (55,2%) concordavam em parte ou totalmente que os cursos de EaD apresentavam menor qualidade de ensino quando comparados aos cursos presenciais, sendo essa diferença percentual entre os grupos estatisticamente significante (p=0,002). Em seguida, verificou-se a percepção dos alunos de EaD quanto ao acesso ao professor e às atividades realizadas na plataforma Moodle. Com relação ao contato com os docentes, apenas 3 alunos (10,3%) consideraram esse contato fácil. Quando analisadas as atividades online, 26 (89,7%) classificaram estas como regulares, boas ou ótimas. Diante do exposto, pode-se concluir que a maioria dos discentes considerava que os cursos de EaD tinham menor qualidade quando comparados aos cursos presenciais, entretanto esta percepção é significativamente menor entre os alunos da modalidade de ensino a distância.
Palavras-chave
Educação a distância; Tecnologias educacionais; Metodologia de ensino
Texto completo:
Referências
BAMARILLA FILHO, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 41-72, ago. 2011.
ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 313-340, jun. 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 9 ago. 2014.
FIUZA, P. J.; SARRIERA, J. C. Motivos para adesão e permanência discente na Educação Superior a Distância. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 33, n. 4, p. 884-901, 2013.
GOMES, L. F. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 13-22, mar. 2013.
GUIMARÃES, J. M. M. Educação, globalização e educação a distância. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 9, p. 139-158, 2007.
HELFENSTEIN, J. Uma experiência de EaD sob avaliação: a perspectiva discente sobre a graduação em história na UAB/Unicentro. EAD em foco, v. 2, n. 1, p. 58-71, set. 2012.
RODRIGUES JUNIOR, E.; FERNANDES, F. J. Proposta de inclusão de carga horária semipresencial em cursos superiores presenciais. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 179-192, mar. 2014.
STEIL, A. V.; BARCIA, R. M. Atitudes de alunos e professores com relação a cursos de mestrado em engenharia de produção a distância. Gest. Prod., v. 13, n. 1, p. 141-149, jan-abr. 2006.
Visitas a este artigo: 3177
Total de downloads do artigo: 2182