Percepção de alunos do ensino técnico quanto à modalidade de Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p48-54Palavras-chave:
Educação a distância, Tecnologias educacionais, Metodologia de ensinoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos alunos do ensino técnico em relação à modalidade de Educação a Distância (EaD). Participaram do estudo 61 discentes, distribuídos em dois grupos: G1 (n=32), composto por alunos de cursos presenciais, e G2 (n=29), composto por alunos de cursos de EaD. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário já validado, que verificou a percepção dos alunos sobre a modalidade de EaD. As informações coletadas revelaram que 28 participantes do G1 (87,5%) e 16 do G2 (55,2%) concordavam em parte ou totalmente que os cursos de EaD apresentavam menor qualidade de ensino quando comparados aos cursos presenciais, sendo essa diferença percentual entre os grupos estatisticamente significante (p=0,002). Em seguida, verificou-se a percepção dos alunos de EaD quanto ao acesso ao professor e às atividades realizadas na plataforma Moodle. Com relação ao contato com os docentes, apenas 3 alunos (10,3%) consideraram esse contato fácil. Quando analisadas as atividades online, 26 (89,7%) classificaram estas como regulares, boas ou ótimas. Diante do exposto, pode-se concluir que a maioria dos discentes considerava que os cursos de EaD tinham menor qualidade quando comparados aos cursos presenciais, entretanto esta percepção é significativamente menor entre os alunos da modalidade de ensino a distância.
Downloads
Referências
BAMARILLA FILHO, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 41-72, ago. 2011.
ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 313-340, jun. 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 9 ago. 2014.
FIUZA, P. J.; SARRIERA, J. C. Motivos para adesão e permanência discente na Educação Superior a Distância. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 33, n. 4, p. 884-901, 2013.
GOMES, L. F. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 13-22, mar. 2013.
GUIMARÃES, J. M. M. Educação, globalização e educação a distância. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 9, p. 139-158, 2007.
HELFENSTEIN, J. Uma experiência de EaD sob avaliação: a perspectiva discente sobre a graduação em história na UAB/Unicentro. EAD em foco, v. 2, n. 1, p. 58-71, set. 2012.
RODRIGUES JUNIOR, E.; FERNANDES, F. J. Proposta de inclusão de carga horária semipresencial em cursos superiores presenciais. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 179-192, mar. 2014.
STEIL, A. V.; BARCIA, R. M. Atitudes de alunos e professores com relação a cursos de mestrado em engenharia de produção a distância. Gest. Prod., v. 13, n. 1, p. 141-149, jan-abr. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.