Percepção de alunos do ensino técnico quanto à modalidade de Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p48-54Palavras-chave:
Educação a distância, Tecnologias educacionais, Metodologia de ensinoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos alunos do ensino técnico em relação à modalidade de Educação a Distância (EaD). Participaram do estudo 61 discentes, distribuídos em dois grupos: G1 (n=32), composto por alunos de cursos presenciais, e G2 (n=29), composto por alunos de cursos de EaD. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário já validado, que verificou a percepção dos alunos sobre a modalidade de EaD. As informações coletadas revelaram que 28 participantes do G1 (87,5%) e 16 do G2 (55,2%) concordavam em parte ou totalmente que os cursos de EaD apresentavam menor qualidade de ensino quando comparados aos cursos presenciais, sendo essa diferença percentual entre os grupos estatisticamente significante (p=0,002). Em seguida, verificou-se a percepção dos alunos de EaD quanto ao acesso ao professor e às atividades realizadas na plataforma Moodle. Com relação ao contato com os docentes, apenas 3 alunos (10,3%) consideraram esse contato fácil. Quando analisadas as atividades online, 26 (89,7%) classificaram estas como regulares, boas ou ótimas. Diante do exposto, pode-se concluir que a maioria dos discentes considerava que os cursos de EaD tinham menor qualidade quando comparados aos cursos presenciais, entretanto esta percepção é significativamente menor entre os alunos da modalidade de ensino a distância.
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