Avaliação dos fatores determinantes da evasão estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2025id8939Palavras-chave:
assistência estudantil, educação superior, evasão, Instituto Federal, trajetória acadêmicaResumo
A evasão estudantil é um desafio enfrentado por diversas instituições de ensino e pode gerar impactos sociais e econômicos significativos no país, principalmente quando a evasão é definitiva e ocorre em instituições públicas. A falta de mão de obra qualificada pode comprometer o setor produtivo, reduzir as oportunidades de melhoria de renda e prejudicar o desenvolvimento humano e a consciência social. Nesse contexto, os Institutos Federais merecem atenção especial, pois, apesar de sua recente criação, apresentam grande potencial para a formação de profissionais qualificados, atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino e estão presentes em diversas regiões do Brasil. Este estudo tem como objetivo avaliar os possíveis fatores individuais, institucionais e externos associados à evasão em cursos presenciais do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionários online direcionados aos alunos que evadiram da instituição nos anos de 2023 e 2024, no período pós-pandemia. Os principais achados indicaram que os fatores externos foram as causas mais frequentemente relatadas para a evasão, seguidos pelos fatores individuais e institucionais. Dentre os fatores externos, destacaram-se as dificuldades de transporte até o Campus Cabedelo, a falta de segurança no trajeto para casa e a distância entre o campus e a residência dos alunos. Os fatores individuais estiveram relacionados principalmente a circunstâncias pessoais, como a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além de problemas de saúde, com destaque para condições de saúde mental, como ansiedade e depressão. Os fatores institucionais que contribuíram para a evasão foram associados principalmente ao apoio estudantil insuficiente. Além disso, a população pesquisada foi composta predominantemente por indivíduos adultos, empregados e que não retornaram aos estudos após a evasão. Conclui-se que os dados são relevantes para o monitoramento do fenômeno da evasão no contexto dos Institutos Federais e permitem identificar o perfil mais propenso à evasão, subsidiando o desenvolvimento de medidas preventivas.
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