Avaliação dos fatores determinantes da evasão estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2025id8939

Palavras-chave:

assistência estudantil, educação superior, evasão, Instituto Federal, trajetória acadêmica

Resumo

A evasão estudantil é um desafio enfrentado por diversas instituições de ensino e pode gerar impactos sociais e econômicos significativos no país, principalmente quando a evasão é definitiva e ocorre em instituições públicas. A falta de mão de obra qualificada pode comprometer o setor produtivo, reduzir as oportunidades de melhoria de renda e prejudicar o desenvolvimento humano e a consciência social. Nesse contexto, os Institutos Federais merecem atenção especial, pois, apesar de sua recente criação, apresentam grande potencial para a formação de profissionais qualificados, atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino e estão presentes em diversas regiões do Brasil. Este estudo tem como objetivo avaliar os possíveis fatores individuais, institucionais e externos associados à evasão em cursos presenciais do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionários online direcionados aos alunos que evadiram da instituição nos anos de 2023 e 2024, no período pós-pandemia. Os principais achados indicaram que os fatores externos foram as causas mais frequentemente relatadas para a evasão, seguidos pelos fatores individuais e institucionais. Dentre os fatores externos, destacaram-se as dificuldades de transporte até o Campus Cabedelo, a falta de segurança no trajeto para casa e a distância entre o campus e a residência dos alunos. Os fatores individuais estiveram relacionados principalmente a circunstâncias pessoais, como a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além de problemas de saúde, com destaque para condições de saúde mental, como ansiedade e depressão. Os fatores institucionais que contribuíram para a evasão foram associados principalmente ao apoio estudantil insuficiente. Além disso, a população pesquisada foi composta predominantemente por indivíduos adultos, empregados e que não retornaram aos estudos após a evasão. Conclui-se que os dados são relevantes para o monitoramento do fenômeno da evasão no contexto dos Institutos Federais e permitem identificar o perfil mais propenso à evasão, subsidiando o desenvolvimento de medidas preventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BAGGI, C. A. S; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200007.

BARROS, A. S. X.; FIGUEIREDO, A. S.; LUNA, W. A.; SILVA, E. F.; ALMEIDA, F. J.; SOUZA, L. S.; NASCIMENTO, D. A. A evasão discente no contexto dos cursos de licenciaturas em matemática e física do IFPB-CG. Revista Principia, v. 1, n. 48, p. 20-32, 2020. DOI https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p20-32.

BRANCO, U. V. C. Ensino superior público e privado na Paraíba nos últimos 15 anos: reflexões sobre o acesso, a permanência e a conclusão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (campinas), v. 25, n. 1, p. 52-72, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100004.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 30 dez 2008. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 26 abr. 2024.

COSTA, F. P. Acesso e permanência no ensino superior: uma análise para as universidades federais brasileiras. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31802. Acesso em: 26 abr. 2024.

DUTRA, J. F.; SOUZA, J. P. L.; FERNANDES, D. Y. S. Classificação de estudantes com potencial à evasão: aplicando mineração de dados no contexto de cursos técnicos subsequentes do IFPB. Revista Principia, v. 59, n. 3, p. 1009-1027, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id5488.

ESTEVAM, C.; BASILIO, A. J.; STICCA, M. G.; VERSUTI, F. M. Programa de tutoria por pares no

ensino superior: estudo de caso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 2, p. 185-195, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n2p185.

FREDENHAGEM, S.; COMETTI, N.; BONFIM, ,C. J. L.; ARAÚJO, F. D. A voz da evasão. Revista Eixo, v. 1, n. 2, p. 2-19, 2012. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.51.

FREITAS, K. S. Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes. Eccos – Revista Científica, v. 11, n. 1, p. 247-264, 2009. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1062.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

IFPB. Sobre o campus. 2025. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cabedelo/institucional/sobre-o-campus. Acesso em: 26 abr. 2025.

MEC – Ministério da Educação. Portaria Normativa n° 39, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 26 abr. 2025.

MEC – Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=110401-documento-orientador-evasao-retencao-vfinal&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 abr. 2025.

MENDES, M. S. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos De Psicologia (campinas), v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Pg4SnYsQ5gzWFd688gD4c8b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2025.

NIEROTKA, R. L.; SALATA, A.; MARTINS, M. K. Fatores associados à evasão no ensino superior: um estudo longitudinal. Cadernos de Pesquisa, v. 53, e09961, 2023. DOI https://doi.org/10.1590/198053149961.

OLIVEIRA, E. N.; LIMA, L. M. C.; SILVA, L. C. M.; NASCIMENTO, R. S.; ZIESEMER, R. P. M.; COSTA, J. B. C. Saúde mental de estudantes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19: scoping review. Saúde em Redes, v. 8, n. 3, p. 405-421, 2022. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p405-421.

OTRANTO, C. R. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. RETTA: Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://mapadatese.wordpress.com/wp-content/uploads/2013/02/criac3a7c3a3o-e-implantac3a7c3a3o-dos-institutos-federais-cc3a9lia-otranto.pdf. Acesso em: 26 abr. 2025.

PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília e São Paulo: Ed. Moderna, 2011.

PAULA, G. Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro. 2021. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/39508. Acesso em: 26 abr. 2025.

PINHEIRO, C. B.; RIBEIRO, J. L. L. S.; FERNANDES, S. A. F. Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 28, e0232015, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100022.

RODRIGUES, A. J. Metodologia científica. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2006.

ROSA, A. H.; AQUINO, F. J. A. A evasão escolar na Educação Profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões: a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Research Society and Development, v. 8, n. 7, e40871151, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1151.

SACRAMENTO, L. N. D.; ALBUQUERQUE, M. C. N.; CYPRIANO, C. A. C. Estudo sobre evasão e permanência no Ensino Técnico de Nível Médio Integrado: um mapeamento sistemático de literatura. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 76-99, 2021. DOI: http://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71888.

SANTOS JUNIOR, J. S.; REAL, G. C. M. Fator institucional para a evasão na educação superior: análise da produção acadêmica no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, v. 6, e020037, 2019. DOI: http://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656028.

SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, P. 641-659, 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007.

Downloads

Publicado

09-05-2025

Como Citar

CASTRO, K. S.; GARCIA, J. A. G.; ASSIS, D. P.; LOPES, A. B. Q. M. P.; FERREIRA, Y. C.; FARIAS, R. V. Avaliação dos fatores determinantes da evasão estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo. Revista Principia, [S. l.], v. 62, 2025. DOI: 10.18265/2447-9187a2025id8939. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/8939. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação
Smart Citations via scite_

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)