- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Colaboração para a integração entre o IFPB-Campus Cabedelo e a comunidade externa através de ações educomunicativas
Resumo
A qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Ela está ligada à porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) destinada à área, mas também à expansão das boas práticas educativas. É o caso da metodologia da educomunicação, a qual sugere uma interferência a partir de algumas linhas como: uso das mídias na educação, produção de conteúdos educativos e prática epistemológica e experimental de conceitos, estimulando os alunos a serem mais participativos para questionarem e debaterem problemas do cotidiano. A presente pesquisa se propôs, portanto, a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Multimídia (CTIM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Cabedelo) e sua integração com a comunidade, trocando experiências com discentes da rede pública através de mídias educacionais. O método foi dividido em etapas que vão desde o apanhado teórico até a produção. Durante o Encontro Nacional de Extensionistas do IFPB 2017 (ENEX), foi apresentado aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izaura Falcão de Carvalho (Lucena-PB) um jogo e um fanzine desenvolvido pelo CTIM. Lá, observou-se o interesse dos estudantes pelos temas trazidos (conteúdo de disciplinas e informações sobre o ENEX) e a contribuição do trabalho para diferenciar a prática em sala de aula.
Palavras-chave
Educomunicação; Integração; Comunidade; Multimídia; Jogos educacionais
Texto completo:
Referências
BARROS, J. Educomunicação. [20--] Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educomunicacao.htm. Acesso em: 29 maio 2019.
CARVALHO, D. W.; FREIRE, M. T. M. Educomunicação: construção social e desenvolvimento. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul.. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2012.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GATTÁS, C. L. M. E.; SOARES, M. S. P. Projeto Educom. Geração cidadã: cidadania, comunicação e educação: educomunicação: a educomunicação em ação. In: FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO, 2006, São Paulo. Anais [...].São Paulo: USP, 2006.
GIOCA, M. I. O jogo e a aprendizagem na criança de 0 a 6 anos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) — Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade do Amazonas, Belém do Pará, 2001.
KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, M. F.; OLIVEIRA, E. B. As contribuições de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin para a educomunicação. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2013.
MACIEL, M. C. M.; MAROS, C.; SCHMIDT, P. Contribuições da educomunicação para a escola como espaço de comunicação participativa e de educação dialógica. Poiesis, v. 3, n. 5, p. 29-45, 2010.
MORATORI, P. B. Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. Disponível em http://www.nce.ufrj.br/GINAPE/publicacoes/trabalhos/t_2003/t_2003_patrick_barbosa_moratori.pdf
SANTANA, E. C.; VITAL, C. D. A. A educomunicação na produção de conteúdos Audiovisuais na Formação de Jovens. Hipertextus revista digital (UFPE), v. 3, p. 1-8, 2010.
SARTORI, A. S.; SOARES, M. S. P. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005, Recife. Anais [...]. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, 2005. p. 147-148.
SILVA, E. D. C. Educomunicação: um campo essencial na construção de uma nova sociedade. In: ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2., 2013, Alagoinhas-BA. Anais [...]. Alagoinhas: UNEB, 2013. Disponível em: http://www.uneb.br/ecovale/files/2013/08/artigo-18.pdf. Acesso em: 29 maio 2019.
Visitas a este artigo: 1774
Total de downloads do artigo: 1204