Colaboração para a integração entre o IFPB-Campus Cabedelo e a comunidade externa através de ações educomunicativas

Autores

  • Bruna de Araújo Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Fabianne Azevedo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Vítor Feitosa Nicolau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Rebeca Vinagre Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-2975-8662

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n46p53-60

Palavras-chave:

Educomunicação, Integração, Comunidade, Multimídia, Jogos educacionais

Resumo

A qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Ela está ligada à porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) destinada à área, mas também à expansão das boas práticas educativas. É o caso da metodologia da educomunicação, a qual sugere uma interferência a partir de algumas linhas como: uso das mídias na educação, produção de conteúdos educativos e prática epistemológica e experimental de conceitos, estimulando os alunos a serem mais participativos para questionarem e debaterem problemas do cotidiano. A presente pesquisa se propôs, portanto, a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Multimídia (CTIM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Cabedelo) e sua integração com a comunidade, trocando experiências com discentes da rede pública através de mídias educacionais. O método foi dividido em etapas que vão desde o apanhado teórico até a produção. Durante o Encontro Nacional de Extensionistas do IFPB 2017 (ENEX), foi apresentado aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izaura Falcão de Carvalho (Lucena-PB) um jogo e um fanzine desenvolvido pelo CTIM. Lá, observou-se o interesse dos estudantes pelos temas trazidos (conteúdo de disciplinas e informações sobre o ENEX) e a contribuição do trabalho para diferenciar a prática em sala de aula.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Educação