A importância da educação ambiental no processo de construção e execução de projeto político pedagógico em escolas municipais de Princesa Isabel – PB

Elayne Bernardino de Sousa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Princesa Isabel Brasil

Marco Antonio de Almeida Llarena

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Princesa Isabel Brasil

Resumo

A preocupação com a Educação Ambiental (EA) tem incentivado diversos estudiosos de diferentes áreas a contemplarem esse tema e a desenvolverem novas perspectivas sobre ele. Muitos autores a relacionava somente com a preservação e ações conservacionistas do meio ambiente, mas sua dimensão vai além, a exemplo da própria interação entre os sujeitos como uma dessas propostas. Nesse sentido, este artigo é resultado de um projeto do programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PIBICT). O objetivo deste trabalho é identificar a importância da EA no processo de construção e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Princesa Isabel – PB. A metodologia se fez por meio de entrevistas e aplicação de questionários, além de análise documental do PPP existente, do regimento escolar, do plano de desenvolvimento da escola, do projeto Selo Verde na Escola: pensar, sentir e agir e do Projeto COM-VIDA. Ademais, as observações/conversas informais durante os contatos com a escola e seus atores sociais também foram valorizadas. Os resultados da pesquisa mostraram que as escolas municipais urbanas de Princesa Isabel ainda estão atreladas a uma visão reducionista da temática ambiental, pois não conseguem, ainda, identificar a EA como um processo amplo, em que a relação sociedade/natureza está presente, tendo muitas vezes a percepção de conscientização à preservação ao meio ambiente, mas não priorizam as interações entre os sujeitos e destes com o meio por meio de atividades cotidianas.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Projeto Político Pedagógico; Princesa Isabel – PB


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p72-78

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2202

Total de downloads do artigo: 1380