A relação: processo produtivo e a formação de tecnólogos

Autores

  • Maria José Dantas da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7790

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Sociedade

Resumo

Com o presente texto objetivamos provocar uma reflexão acerca da formação de futuros tecnólogos nos Centros Federais de Educação Tecnológica. Abordaremos a relação ética, sociedade e tecnologia; os perfis profissionais e as perspectivas da educação tecnológica no sentido de fazer da cultura técnica um componente da formação ético-política e científica do(a) cidadão(ã), capaz de analisar e decidir sobre as possibilidades atuais e futuras da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Marlis L. LIEDKE, Élida R. Inovação tecnológica, mercado de trabalho e qualificação. In Trabalho, qualificação e formação profissional. São Paulo/Rio de Janeiro: ALAST, 1998.

BASTOS, J. A. S. A. Cursos superiores de tecnologia: avaliação e perspectivas de um modelo de educação técnico-profissional. Brasília: SENET, 1991

BRASIL, Ministério da Educação e dos Desportos. Bases legais: Lei 9394/96, Decretos 2208/97 e 2206/97, Portarias, Diretrizes Curriculares - Parecer 17/98 e 16/99.

BUNGE, Mário. Epistemologia. São Paulo: T. A. Queiroz/ Editora USP,1980(cap 13).

CARDOSO, Tereza F. L. Sociedade e desenvolvimento tecnológico: uma abordagem histórica. In Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

CARVALHO, Ruy de Quadros. Capacitação tecnológica, revitalização do trabalho e educação. In Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FRANCO, Maria Ciavatta. Formação profissional nos anos 90: uma questão fora de foco. In Trabalho, qualificação e formação profissional. São Paulo/Rio de Janeiro: ALAST, 1998.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação empregabilidade e mundo do trabalho: a escola como ambiente de aprendizagem. Seminário sobre educação e empregabilidade – RHODIA e Pontifica Universidade Católica de São Paulo. 15/JUL/1996.

GRINSPUN, Míriam P. S. Zippun. Educação tecnológica. In Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

HABERMAS, Jurgen. et al. Os pensadores. 3 ed. Rio de Janeiro: Victor Civita, 1983.

MEDEIROS, José A. e MEDEIROS, Lucília A. O que é tecnologia. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos).

MORAIS, Regis de. Filosofia da ciência e da tecnologia. São Paulo: Papirus, 1997.

NEVES, Antonio M. C. Ética, tecnologia e sociedade. In Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

PETEROSSI, H. H. Educação e Mercado de Trabalho: Análise Crítica dos Cursos de Tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 1980.

PROTA, Leonardo e HANSON, Gilvan L. A universidade em debate. Londrina: Editora UEL, 1998.

QUEIROGA, Ana Lúcia F. de A. A articulação do processo de implantação da cefetização: o caso da ETFPB. João Pessoa, 1996. Monografia Especialização em Metodologia do Ensino Superior). Universidade de João Pessoa - UNIPÊ.

RAMOS, Marise Nogueira. Texto base - XXIV REDITEC; Manaus, JUN/1997.

RODRIGUES, Anna M. M. Por uma filosofia da educação. In Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

SEVERINO, A. Joaquim, Prefácio. In MORAIS, Regis de. Filosofia da ciência e da tecnologia. São Paulo: Papirus, 1997.

SOARES, Maria Susana A. A formação de altos quadros profissionais para a integração regional. In Trabalho, qualificação e formação profissional. São Paulo/Rio de Janeiro: ALAST, 1998.

TOURAINE, Alain. O canto da sereia da Globalização. São Paulo: Cadernos Mais, 14/07/1996.

Downloads

Publicado

2003-09-01

Edição

Seção

Educação