A formação de docentes e práticas pedagógicas no contexto da educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p53-63

Palavras-chave:

Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Estilos de Aprendizagem, Educação Tecnológica, Ensino Superior

Resumo

Neste artigo discutimos a formação de professores para a educação profissional e tecnológica, considerando a necessidade de uma formação continuada articulada com as Ciências da Educação. Pretendemos deslocar o foco centrado na formação tecnicista para uma perspectiva centrada em  práticas pedagógicas, consoantes com uma formação humanista. Nosso objetivo é refletir criticamente sobre a formação atual do professor, considerando a necessidade de uma adequada articulação entre o conhecimento técnico específico e o pedagógico.  Neste sentido, destacamos que a atividade do ensino não é apenas de natureza técnica, mas envolve conhecimentos e saberes especializados que estejam em sintonia com as finalidades da Educação no contexto da sociedade e da escola no século XXI e com o perfil dos alunos a formar. A sociedade do conhecimento, em função das suas idiossincrasias, demanda um novo perfil formativo que contemple novas perspectivas metodológicas, dentro do campo da educação profissional e tecnológica, capazes de articular de maneira eficaz ensino e aprendizagem no escopo deste novo cenário cultural, porquanto os saberes não devem ser encetados apenas em uma cultura científica e tecnológica, caracterizados por uma mera transmissão de conteúdo, mas integrados a uma cultura das humanidades, privilegiando o pensamento reflexivo e sistêmico. Formar alunos dos cursos da educação profissional e tecnológica não é apenas instrumentalizá-los para o exercício competente de uma dada profissão nesta área, é, também, ensejar um pensamento crítico sobre as transformações do mundo que os cerca como pressuposto de aprendizagens significativas, que os habilita a se colocarem no mundo de maneira mais informada. Sendo assim, é necessário um repensar do modelo tradicional de formação dos professores que atuam no nível superior. Apresentamos neste artigo, resultados preliminares de um estudo teórico, baseado em pesquisa bibliográfica e, também, em reflexões decorrentes das atividades de  professor e coordenador de um curso superior de tecnologia.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Educação