- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Mudança organizacional x sociedade - O impacto dos serviços educacionais a distância na realidade dos usuários
Resumo
Considerando a Educação a Distância (EAD) e a inserção de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) no processo educacional, como uma impactante mudança organizacional promovida pelas Instituições de Ensino, o objetivo desta pesquisa é descrever como os serviços educacionais a distância, prestados pelas Instituições do Polo de Itaporanga - PB, mudam a realidade dos seus usuários. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, visando: identificar e descrever as instituições educacionais que prestam serviços EAD no polo de Itaporanga; historiar o processo de inclusão da EAD nos serviços dessas instituições; verificar os benefícios que esta mudança organizacional provocou na vida das pessoas; destacar a necessidade e importância de acesso ao conhecimento que essa mudança trouxe para a sociedade de Itaporanga e regiões vizinhas. Como instrumento, foi aplicado um questionário aos alunos EAD que estão cursando ou já concluíram suas graduações, bem como às Coordenações dos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ofertados no Polo de Itaporanga - PB. Após análises quanti-qualitativas dos dados, os resultados indicaram que a EAD é uma mudança organizacional promovida pelas instituições de ensino estudadas que oportuniza, à população atendida pelo Polo de Itaporanga, a aquisição de novos conhecimentos e a mudança na sua forma de uso dessa tecnologia.
Palavras-chave
Educação a Distância; Mudança organizacional; Ensino-aprendizagem; Recursos tecnológicos; Sociedade
Texto completo:
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022003000200010&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 04 ago. 2018.
ALONSO, K. M. A educação a distância e um programa institucional de formação de professores em exercício. In: PRETI, O. (org.). Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: Nead/IE-UFMT; Brasília: Plano, 2000. p. 229-246.
AZEVEDO, D. R. O aluno virtual: perfil e motivação. Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
BARROS, D. M. V. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: EUDSC, 2003.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2006.
BELLONI, M. L. Educação a distancia. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 01 set. 2018.
BRENNAND, E. G. de G. As tendências pedagógicas na educação brasileira. João Pessoa: UFPB, 2002. (Série Sala da Aula).
CAMPOS, F. C. A.; COSTA, R. M. E. da; SANTOS, N. Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007. ISBN 978-85-882-7967-4.
CARVALHO, M. E. P. Pesquisa aplicada à educação. In: BRENNAND, Edna Gusmão de Góes; BEZERRA, Lebiam Tamar Silva (org.). Trilhas do aprendente. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2009. v. 5, p. 154-204.
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Campos, 2004.
CONFESSOR, F. I. C. As novas tecnologias na escola e sua relação com a aprendizagem. Revista Construir Notícias, Recife, ano 12, n. 69, p. 32-33, abr. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância: práticas pedagógicas. São Paulo: Papirus, 2003.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
MAIA, C; MATTAR, J. ABC da EAD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MAIA, M. de C. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino superior. 2003. 294 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) — Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2003. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2463/74603.pdf?sequence=2. Acesso em: 21 jul. 2018.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2000, p. 11-65.
MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm. Acesso em: 22 ago. 2018.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MORAN, J. M. A distância e o presencial cada vez mais próximos, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/proximos.htm. Acesso em: 18 ago. 2018.
MOORE, M; KEARSLEY. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/5116276/Uma_Vis%C3%A3o_Integrada. Acesso em: 05 ago. 2018.
MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. 5. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
NICOLAIO, K; MIGUEL, L. A.
Democratização do ensino por meio da
educação a distância. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 5, n. 9, p. 68-91, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.ph p/revista/article/viewFile/184/148.
Acesso em: 08 ago. 2018.
OROFINO, M. I. Mídias e mediações escolares: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.
PEREIRA, M. L. J. de B. Modelos de mudança nas organizações brasileiras: uma análise crítica. In: BJUR, W.; CARAVANTES, G. R. (org.). Reengenharia ou readministração? Do útil e do fútil nos processos de mudança. Porto Alegre: AGE, 1995. p. 108-159.
PETRI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. In: PETRI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: Plano 2000.
PIMENTEL, N. M. Introdução à educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.
RAMOS, M. N. A. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, E. O. dos. Articulação dos saberes na EAD online. In: SILVA, Marcos (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003, p. 217.
SILVA, R. S da. Objetos de aprendizagem para a educação a distância. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2011. ISBN 978-85-7522-225-6.
VERGARA, S. C.; PINTO, M. C. S. Cultura e mudança organizacional: o caso Telerj. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 63-84, May/Aug. 1998.
WOOD Jr, T. Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995.
ZANATTA, R. M. Educação a distância no Brasil: aspectos legais. In: COSTA, Maria Luisa Furlan; ZANATTA, Regina Maria (org.). Educação a distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. Maringá: EDUEM, 2008.
Visitas a este artigo: 1562
Total de downloads do artigo: 1211