Mudança organizacional x sociedade - O impacto dos serviços educacionais a distância na realidade dos usuários

Isabel Virgolino Egidio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria de Fátima Oliveira Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Considerando a Educação a Distância (EAD) e a inserção de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) no processo educacional, como uma impactante mudança organizacional promovida pelas Instituições de Ensino, o objetivo desta pesquisa é descrever como os serviços educacionais a distância, prestados pelas Instituições do Polo de Itaporanga - PB, mudam a realidade dos seus usuários. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, visando: identificar e descrever as instituições educacionais que prestam serviços EAD no polo de Itaporanga; historiar o processo de inclusão da EAD nos serviços dessas instituições; verificar os benefícios que esta mudança organizacional provocou na vida das pessoas; destacar a necessidade e importância de acesso ao conhecimento que essa mudança trouxe para a sociedade de Itaporanga e regiões vizinhas. Como instrumento, foi aplicado um questionário aos alunos EAD que estão cursando ou já concluíram suas graduações, bem como às Coordenações dos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ofertados no Polo de Itaporanga - PB. Após análises quanti-qualitativas dos dados, os resultados indicaram que a EAD é uma mudança organizacional promovida pelas instituições de ensino estudadas que oportuniza, à população atendida pelo Polo de Itaporanga, a aquisição de novos conhecimentos e a mudança na sua forma de uso dessa tecnologia.

Palavras-chave


Educação a Distância; Mudança organizacional; Ensino-aprendizagem; Recursos tecnológicos; Sociedade


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p11-23

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