Educação empreendedora: formação de cidadãos na Educação Profissional e Tecnológica

Ana Paula Peroni

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Brasil

Octavio Cavalari Junior

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as possíveis contribuições da educação empreendedora (EE) na formação do cidadão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de livros, dissertações e artigos científicos nas bases de dados Google Scholar, SciELO e Portal de Periódicos da Capes a partir das palavras-chave: “educação empreendedora”, “educação profissional e tecnológica”, “ensino profissional e “empreendedorismo social”. A revisão abrangeu o período de 2000 a 2019. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Lopes (2010, 2017), Dolabela (2003, 2008), Dornelas (2008), Frigotto e Ciavatta (2006). Diante de um mundo globalizado, torna-se fundamental proporcionar ao aluno do ensino profissional e tecnológico condições para atender às demandas da sociedade, conciliando crescimento econômico e desenvolvimento profissional e social. Nesse sentido, observa-se que a EE representa uma possibilidade de capacitar esse aluno a provocar mudanças no cenário em que está inserido, através de um comportamento dinâmico, responsável e cidadão. A compreensão dessas contribuições poderá auxiliar na ampliação do conceito da EE para uma educação de abordagem holística, permitindo, assim, maior inserção e aplicabilidade da educação empreendedora na educação profissional e proporcionando o desenvolvimento do ser humano dentro de um meio social.

Palavras-chave


Educação empreendedora; Formação do cidadão; Educação Profissional e Tecnológica


Texto completo:

Referências


ALBUQUERQUE, C. P.; FERREIRA, J. S.; BRITES, G. Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 67, p. 1033-1056, dez. 2016. DOI: 10.1590/S1413-24782016216752. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000401033&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 mar. 2019.

ANDRADE, R. R. Demanda e perfil profissional de técnicos de nível médio para o setor sucro-alcooleiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto Agronômico, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2005.

ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 12-33.

AQUINO, C. T. E. de. Como aprender: andragogia e as habilidades da aprendizagem. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.

BASTOS, M. F.; FERREIRA, R. R. Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 33, p. 573-594, mai. /ago. 2011. DOI: 10.7213/rde.v11i33.4438. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4438. Acesso em: 22 maio 2019.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 12 fev. 2019.

CALLAI, H. ; MORAES, M. Educar para a formação cidadã na escola. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2014.

CIAVATTA, M. A cultura do trabalho e a educação plena negada. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 5, p. 170-189, jul./dez. 2011. DOI: 10.29148/labor.v1i5.6645. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6645. Acesso em: 13 abr. 2019.

COAN, M. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 1-18, jul./dez. 2013. DOI: 10.29148/labor.v1i9.6609. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6609. Acesso em: 13 abr. 2019.

COMISSÃO EUROPEIA. Educação para o empreendedorismo: guia para educadores. Bruxelas: Comissão Europeia, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, DF: CNE, [2012]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 fev. 2019.

CORDÃO, F. A. Considerações livres de um educador brasileiro sobre os 50 anos da nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 74-83, jan./abr. 2012.

CRUZ JÚNIOR, J. B.; ARAÚJO, P. C.; WOLF, S. M.; RIBEIRO, T. V. A. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 9-29, 2006. DOI: 10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/1003. Acesso em: 10 mar. 2019.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica voltado para o desenvolvimento social sustentável. São Paulo: Cultura, 2003.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 5-28, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A. O estado-da-arte das políticas de expansão do ensino médio técnico nos anos 1980 e de fragmentação da educação profissional nos anos 1990. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A. (org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006. p. 71-96.

GUERRA, M. J. ; GRAZZIOTIN, Z. J. Educação empreendedora nas universidades brasileiras. In: LOPES, R. M. A. (org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 67-87.

LAVIERI, C. Educação... empreendedora? In: LOPES, Rose Mary A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo, 2010. p. 1-16.

LIMA JÚNIOR, O. P. A. de. O espírito do capitalismo e a cultura do empreendedorismo: educação e ideologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

LOPES, R. M. A. (org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOPES, R. M. A. (org.). Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2017.

LUZ, A. S.; CÊA, G. S. S. Reflexões sobre a ideia do empreendedorismo na educação Educere et Educare Revista de Educação, Cascavél/PR, v. 1, n. 1, p. 83-87, jan./jun. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1009/861. Acesso em: 26 maio 2019.

MACHADO, N. J. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. p. 137-155.

MARTINS, G. A; PINTO, R. L. Manual de elaboração para trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.

MELO NETO, F. P. de ; FRÓES, C. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

MENDES, M. T. T. Educação empreendedora: uma visão holística do empreendedorismo na educação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Lisboa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/8605/4/Tese_TeresaMendes_EducacaoEmpreendedora.pdf. Acesso em: 5 maio 2019.

MINERVINO, D. S. D. Empreendedorismo e educação: o uso da pedagogia empreendedora na formação do técnico em agropecuária da escola família agrícola do Pacuí. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto Agronômico, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2014.

NUSSBAUM, M. C. Not for profit. Why democracy needs the humanities. Princeton: Princeton University Press, 2010.

NUSSBAUM, M. C. Crear capacidades. Propuesta para el desarollo humano. Barcelona: Paidós, 2012.

PARO, V. H. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, C. J. et al. (org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.) História da cidadania. 6. ed. São Paulo: Contexto. 2013.

PREVIDELLI, J. J. ; SELA, V. M. (org.). Empreendedorismo e educação empreendedora. Maringá: Unicorpore, 2006.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. DOI: 10.1590/S1413-24782007000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782007000100012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 mar. 2019.

SCHAEFER, R; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2016. DOI: 10.12712/rpca.v10i3.816. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11270/pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

SCHAEFER, R; MINELLO, I. F. A formação de novos empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. Revista da Micro e Pequena Empresa, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 2-20, set./dez. 2017. DOI: 10.6034/rmpe.v11i3.1035. Disponível em: http://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1035. Acesso em: 25 abr. 2019.

SEKIGUCHI, C.; AZEVEDO, W.; MARTINIS, E.; ROCHA, T. Empreendizagem: uma jornada de aprendizagem sobre como empreender com base em experiências do SEBRAE e de outras organizações no Brasil e no mundo. In: LOPES, R. M. A. (org.). Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2017.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Lisboa: Gradiva, 2003.

SOUZA, S. P. A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 26, p. 77-94, jul./dez. 2012. DOI: 10.15603/2176-1043/el.v15n26p77-94. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/3291. Acesso em: 22 maio 2019.

TASSO, R. D.; MACEDO, A. C. O.; FAGHERAZZI, O. J.; PIRES, R. A. C. A. Educação Profissional no Brasil: do tecnicismo à construção da cidadania. Scientia Plena, São Cristóvão/SE, v. 11, n. 2, p. 1-8, fev. 2015. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1747. Acesso em: 27 abr. 2019.

ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A. R. W. Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos EBAPE BR, Rio de Janeiro, v. 9, ed. especial, p. 564-585, jul. 2011. DOI: 10.1590/S1679-39512011000600007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-39512011000600007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 maio 2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p70-81

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2292

Total de downloads do artigo: 2573