Educação empreendedora: formação de cidadãos na Educação Profissional e Tecnológica

Ana Paula Peroni

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Brasil

Octavio Cavalari Junior

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as possíveis contribuições da educação empreendedora (EE) na formação do cidadão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de livros, dissertações e artigos científicos nas bases de dados Google Scholar, SciELO e Portal de Periódicos da Capes a partir das palavras-chave: “educação empreendedora”, “educação profissional e tecnológica”, “ensino profissional e “empreendedorismo social”. A revisão abrangeu o período de 2000 a 2019. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Lopes (2010, 2017), Dolabela (2003, 2008), Dornelas (2008), Frigotto e Ciavatta (2006). Diante de um mundo globalizado, torna-se fundamental proporcionar ao aluno do ensino profissional e tecnológico condições para atender às demandas da sociedade, conciliando crescimento econômico e desenvolvimento profissional e social. Nesse sentido, observa-se que a EE representa uma possibilidade de capacitar esse aluno a provocar mudanças no cenário em que está inserido, através de um comportamento dinâmico, responsável e cidadão. A compreensão dessas contribuições poderá auxiliar na ampliação do conceito da EE para uma educação de abordagem holística, permitindo, assim, maior inserção e aplicabilidade da educação empreendedora na educação profissional e proporcionando o desenvolvimento do ser humano dentro de um meio social.

Palavras-chave


Educação empreendedora; Formação do cidadão; Educação Profissional e Tecnológica


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n47p70-81

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