Finanças pessoais: análise do nível de educação financeira de jovens estudantes do IFPB

Ana Luiza Paz Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Felipe Torres Benevides

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Flávio Viana Duarte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Jellinek Nóbrega Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Nos últimos anos, tem-se percebido mudanças consideráveis nos padrões de consumo. Se antes tínhamos que esperar até certa idade para adquirir um celular com pouca funcionalidade e grandes dimensões, além do preço exorbitante, atualmente, em qualquer lugar, é possível observar crianças interagindo com tablets, smartphones, notebooks, entre outros aparelhos. Finanças pessoais é a ciência que estuda a aplicação de conceitos financeiros nas decisões financeiras de uma pessoa ou família. Em finanças pessoais, são considerados os eventos financeiros de cada indivíduo, bem como sua fase de vida para auxiliar no planejamento financeiro (MEDEIROS; LOPES, 2014). A ineficiente gestão das finanças pessoais, entre os jovens, pode desencadear muitos conflitos pessoais e sociais, como dificuldades de relacionamento entre as pessoas de uma sociedade. Mesmo essa sociedade sendo considerada consumista, por muitos, é preciso administrar as finanças pessoais a fim de evitar maiores prejuízos. Além da contribuição acadêmica e institucional, essa pesquisa será de grande enriquecimento para os pesquisadores, que encontrarão certamente uma vasta seara para engrandecimento de seus conhecimentos, inclusive podendo se inserir em projetos de extensão de pesquisa para desenvolvimento de soluções para a questão problema deste estudo. 

Palavras-chave


Finanças pessoais; Educação Financeira; Administração Financeira


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p215-224

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