Simulações de sistemas de controle de pêndulo simples e invertido em malhas aberta e fechada

André Pereira da Costa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Samuel Alves da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Valnyr Vasconcelos Lira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Este trabalho objetivou realizar simulações de sistemas de controle de pêndulo simples e invertido em malha aberta e em malha fechada. Dessa forma, durante nosso caminho metodológico, tais simulações foram desenvolvidas no software Matlab, considerando sua grande utilização na área de Automação Industrial. Entre os resultados encontrados, notamos que na simulação em malha aberta o pêndulo simples é um sistema estável e que, em alguns minutos, o sistema entra em regime permanente, ou seja, a haste do pêndulo tende a posição de 0º, o que corresponde a uma oscilação amortecida. Com relação às simulações das representações do pêndulo invertido, o sistema é instável, já que o valor do ângulo da haste tende ao infinito. E, no caso da simulação em malha fechada, verificamos que os dois controladores são capazes de levar os dois sistemas mecânicos para a região de estabilidade.

Palavras-chave


Matlab; Controladores; Simulação; Estabilidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p22-27

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2782

Total de downloads do artigo: 4301