Automatização de um sistema de garagem com o PIC16F877A
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p42-48Palavras-chave:
garagens, automação, microcontroladoresResumo
Com o grande progresso da economia mundial e a facilidade de compra de veículos pela maior parte da população, as cidades começaram a apresentar grande acúmulo de veículos em suas ruas e avenidas, causando diversos congestionamentos, sem contar com o aumento no número de assaltos, principalmente nas grandes cidades. Diante disso, este estudo objetiva controlar um protótipo para simular um sistema de garagens. O projeto consiste na automação de um sistema de garagens com serviços diferenciados (lavagem e troca de óleo) que busca facilitar a vida dos usuários. É um empreendimento que visa garantir o resguardo dos veículos e a segurança pessoal de seus usuários. O desenvolvimento desse sistema foi realizado com o Microcontrolador PIC16F877A, através da linguagem de programação C, com o auxílio do software de simulação PROTEUS.
Downloads
Referências
ABRAPARK (Associação de Brasileira de Estacionamentos). Disponível em: http://www.abrapark.com.br. Acesso em: 17 abr. 2012.
CHAPMAN, C. S. J. Programação em MATLAB para engenheiros. São Paulo: [s.n.], 2003.
DALLAS SEMICONDUCTOR. DS1307 64x8 Serial Real Time Clock.
LOPES, K. L. G. V. Introdução à Automação Industrial. Disponível em: http://www.eletrodomesticosforum.com/cursos/eletricidade_eletronica/automacao/cursoIntroducaoAutomacaoIndustrial.pdf. Acesso em: 09 abr. 2012.
MATHWORKS. Getting Started With Matlab. MathWorks, 2007.
MENDES, F. B.; SILVA,T.; FARIA, C. A. Localização estratégica de estacionamentos para minimizar o congestionamento na Área Central. XVI PANAM, Lisboa, Portugal, jul. 2010.
TEXAS INSTRUMENTS MAX232, MAX232I DUAL EIA-232 Drivers/Receivers, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.