SimTank – um simulador de nível de líquido em tanques
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p112-120Palavras-chave:
tanques acoplados, modelo, simulação, animação, controleResumo
Sistemas de controle de nível de líquidos em tanques são amplamente utilizados em processos industriais. Diversas configurações podem ser encontradas na prática, por exemplo: sistemas com apenas um tanque (onde um determinado material é acumulado para ser processado) e sistemas com tanques acoplados (em série ou em cascata, onde o material de um tanque é misturado com o material presente em outro tanque). Independentemente do sistema, a dinâmica do nível de líquido nos tanques é obtida através do balanço de massa do sistema, ou seja, o nível de líquido no tanque varia de acordo com a diferença entre a massa que entra e a massa que sai do tanque. Como a construção de um sistema didático de tanques (planta piloto), apesar de ser relativamente simples, pode ser economicamente inviável (já que são necessários vários kits, principalmente se desejarmos que diversos usuários o utilizem ao mesmo tempo), uma opção é utilizar um software simulador. No entanto, para que seja mantido o aspecto visual, que é bastante importante para o aprendiz, o simulador deve apresentar não só a dinâmica do nível de líquido nos tanques, mas também uma animação do sistema, sendo esses os principais objetivos desta pesquisa. Assim, neste artigo é apresentado um simulador, desenvolvido no ambiente MATLAB, cujos resultados de simulação possuem tais características.Downloads
Referências
BAUCHSPIESS, A.; GUIMARÃES, B.; GOSMANN, H. L. Remote experimentation on a three coupled water reservoirs. In: IEEE INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON INDUSTRIAL ELECTRONICS, 2003, Rio de Janeiro.
BAUDIN, M. Introduction to Scilab. Scilab Consortium, 2010.
CAMPOS, M. C. M. M.; TEIXEIRA, H. C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. 1. ed. São paulo: Blucher, 2006.
DORF, R. C.; BISHOP, R. H. Sistemas de controle modernos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
FACCIN, F. Abordagem inovadora no projeto de controladores PID. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, porto Alegre, 2004.
GOSMANN, H. L. Um sistema multivariável de tanques acoplados para avaliação de técnicas de controle. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
LIRA, V. V.; TRIGUEIRO, T. C.; SILVA, S. A. Simulação com animação gráfica de sistemas de nível de líquido em tanques. In: CoNGRESSo BRASILEIRO DE AUToMAÇÃo, 19., 2012, Campina Grande.
MATHCoRE ENGINEERING AB. MathModelica user guide. Sweden, 2009.
MATHWoRKS. Getting started with MATLAB. MathWorks, 2007.
MELO, G. A. F.; BERNARDES, M. C. Instrumentação e controle de uma maquete de nível de líquido com quatro tanques interligados. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
OGATA, K. Engenharia de controle moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: prentice Hall do Brasil, 2003.
OLIVEIRA, J. C. P. Avaliação de controle neural a um processo de quatro tanques acoplados. Tese (Pós-Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
RAMOS, A. P.; WENSE, G. L. B. Sistema didático de nível de líquidos. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) – Universidade de Brasília, 2008.
SODERSTROM, T.; STOICA, P. System identification. Great Britain: Prentice Hall, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.