SimTank – um simulador de nível de líquido em tanques

Autores

  • Tancredo Caciano Trigueiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras
  • Valnyr Vasconcelos Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras http://orcid.org/0000-0001-8865-2799

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n24p112-120

Palavras-chave:

tanques acoplados, modelo, simulação, animação, controle

Resumo

Sistemas de controle de nível de líquidos em tanques são amplamente utilizados em processos industriais. Diversas configurações podem ser encontradas na prática, por exemplo: sistemas com apenas um tanque (onde um determinado material é acumulado para ser processado) e sistemas com tanques acoplados (em série ou em cascata, onde o material de um tanque é misturado com o material presente em outro tanque). Independentemente do sistema, a dinâmica do nível de líquido nos tanques é obtida através do balanço de massa do sistema, ou seja, o nível de líquido no tanque varia de acordo com a diferença entre a massa que entra e a massa que sai do tanque. Como a construção de um sistema didático de tanques (planta piloto), apesar de ser relativamente simples, pode ser economicamente inviável (já que são necessários vários kits, principalmente se desejarmos que diversos usuários o utilizem ao mesmo tempo), uma opção é utilizar um software simulador. No entanto, para que seja mantido o aspecto visual, que é bastante importante para o aprendiz, o simulador deve apresentar não só a dinâmica do nível de líquido nos tanques, mas também uma animação do sistema, sendo esses os principais objetivos desta pesquisa. Assim, neste artigo é apresentado um simulador, desenvolvido no ambiente MATLAB, cujos resultados de simulação possuem tais características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUCHSPIESS, A.; GUIMARÃES, B.; GOSMANN, H. L. Remote experimentation on a three coupled water reservoirs. In: IEEE INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON INDUSTRIAL ELECTRONICS, 2003, Rio de Janeiro.

BAUDIN, M. Introduction to Scilab. Scilab Consortium, 2010.

CAMPOS, M. C. M. M.; TEIXEIRA, H. C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. 1. ed. São paulo: Blucher, 2006.

DORF, R. C.; BISHOP, R. H. Sistemas de controle modernos. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

FACCIN, F. Abordagem inovadora no projeto de controladores PID. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, porto Alegre, 2004.

GOSMANN, H. L. Um sistema multivariável de tanques acoplados para avaliação de técnicas de controle. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

LIRA, V. V.; TRIGUEIRO, T. C.; SILVA, S. A. Simulação com animação gráfica de sistemas de nível de líquido em tanques. In: CoNGRESSo BRASILEIRO DE AUToMAÇÃo, 19., 2012, Campina Grande.

MATHCoRE ENGINEERING AB. MathModelica user guide. Sweden, 2009.

MATHWoRKS. Getting started with MATLAB. MathWorks, 2007.

MELO, G. A. F.; BERNARDES, M. C. Instrumentação e controle de uma maquete de nível de líquido com quatro tanques interligados. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

OGATA, K. Engenharia de controle moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: prentice Hall do Brasil, 2003.

OLIVEIRA, J. C. P. Avaliação de controle neural a um processo de quatro tanques acoplados. Tese (Pós-Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

RAMOS, A. P.; WENSE, G. L. B. Sistema didático de nível de líquidos. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Controle e Automação) – Universidade de Brasília, 2008.

SODERSTROM, T.; STOICA, P. System identification. Great Britain: Prentice Hall, 1989.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Engenharias IV - Engenharia Elétrica - Sistemas de Controle, Automação e Robótica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)