Desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem para o ensino de controle de processos

Autores

  • André Pereira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras http://orcid.org/0000-0003-0303-8656
  • Samuel Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras
  • Valnyr Vasconcelos Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras http://orcid.org/0000-0001-8865-2799

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p28-34

Palavras-chave:

Automação industrial, Matlab, Recurso didático

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo construir um ambiente de aprendizagem para o ensino de Controle de Processos, tornando-se um importante recurso didático que favorece o aprendizado dos graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, no IFPB Campus Cajazeiras. Então, em nosso percurso metodológico, utilizamos o software MATLAB, bem como sua linguagem de programação característica, para tornar viável a construção do ambiente. Tal software é bastante utilizado na área de Controle de Processos em diversas pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento prático, pois possibilita que novos métodos de controle sejam avaliados e empregados nas mais distintas situações, como também no campo educacional. Além disso, utilizamos os pêndulos simples e invertido como modelos mecânicos do simulador. Dentre os resultados obtidos, podemos mencionar a simplicidade de utilização e manipulação do ambiente, pois sua interface gráfica facilita a execução das simulações, de modo dinâmico, na qual o estudante de graduação poderá configurar o sistema e o controlador, além de visualizar o resultado da simulação em um gráfico.

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Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Engenharias IV - Engenharia Elétrica - Sistemas de Controle, Automação e Robótica

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