Desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem para o ensino de controle de processos

André Pereira da Costa

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Samuel Alves da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Valnyr Vasconcelos Lira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo construir um ambiente de aprendizagem para o ensino de Controle de Processos, tornando-se um importante recurso didático que favorece o aprendizado dos graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, no IFPB Campus Cajazeiras. Então, em nosso percurso metodológico, utilizamos o software MATLAB, bem como sua linguagem de programação característica, para tornar viável a construção do ambiente. Tal software é bastante utilizado na área de Controle de Processos em diversas pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento prático, pois possibilita que novos métodos de controle sejam avaliados e empregados nas mais distintas situações, como também no campo educacional. Além disso, utilizamos os pêndulos simples e invertido como modelos mecânicos do simulador. Dentre os resultados obtidos, podemos mencionar a simplicidade de utilização e manipulação do ambiente, pois sua interface gráfica facilita a execução das simulações, de modo dinâmico, na qual o estudante de graduação poderá configurar o sistema e o controlador, além de visualizar o resultado da simulação em um gráfico.

Palavras-chave


Automação industrial; Matlab; Recurso didático


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p28-34

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2568

Total de downloads do artigo: 1485