Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p139-150Palavras-chave:
Dissertações e Teses, História e Epistemologia da Matemática, Ensino Médio, Geometria EspacialResumo
O presente artigo adota como objeto de estudo dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática do Brasil, no período entre 1990 e 2010, dos programas de pós-graduação stricto sensu que apresentam informações históricas em tópicos de Geometria Espacial do Ensino Médio. Nosso objetivo é investigar os potenciais didáticos das Pesquisas, sugerindo encaminhamentos didáticos que possam de alguma forma ser inseridos na nossa prática docente, desde que, antes da aplicação na sala de aula, seja feito um tratamento dessas informações, para que o conteúdo possa ser ensinado da melhor maneira possível e de acordo com o potencial cognitivo dos estudantes e também com a realidade de cada ambiente escolar. Para selecionar as teses e dissertações, tomamos como referência as três tendências atuais das pesquisas em História da Matemática, de acordo com a cartografia das pesquisas nesta área, realizada por Mendes (2014). Para identificar se um trabalho abordava conteúdo do Ensino Médio, usamos como parâmetro as áreas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Este artigo poderá ser útil para a disseminação dessas publicações para um público maior, no sentido de possibilitar uma divulgação dos conteúdos matemáticos que podem ser explorados para abordar conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio. Interessa-nos essa divulgação, pois muitas vezes essas dissertações e teses, depois de defendidas, pouco são utilizadas e são esquecidas nas bibliotecas.
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