Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio

Rafael José Alves do Rego Barros

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Iran Abreu Mendes

ORCID iD Universidade Federal do Pará (UFPA) Brasil

Resumo

O presente artigo adota como objeto de estudo dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática do Brasil, no período entre 1990 e 2010, dos programas de pós-graduação stricto sensu que apresentam informações históricas em tópicos de Geometria Espacial do Ensino Médio. Nosso objetivo é investigar os potenciais didáticos das Pesquisas, sugerindo encaminhamentos didáticos que possam de alguma forma ser inseridos na nossa prática docente, desde que, antes da aplicação na sala de aula, seja feito um tratamento dessas informações, para que o conteúdo possa ser ensinado da melhor maneira possível e de acordo com o potencial cognitivo dos estudantes e também com a realidade de cada ambiente escolar. Para selecionar as teses e dissertações, tomamos como referência as três tendências atuais das pesquisas em História da Matemática, de acordo com a cartografia das pesquisas nesta área, realizada por Mendes (2014). Para identificar se um trabalho abordava conteúdo do Ensino Médio, usamos como parâmetro as áreas de conhecimentos do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Este artigo poderá ser útil para a disseminação dessas publicações para um público maior, no sentido de possibilitar uma divulgação dos conteúdos matemáticos que podem ser explorados para abordar conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio. Interessa-nos essa divulgação, pois muitas vezes essas dissertações e teses, depois de defendidas, pouco são utilizadas e são esquecidas nas bibliotecas. 

Palavras-chave


Dissertações e Teses; História e Epistemologia da Matemática; Ensino Médio; Geometria Espacial


Texto completo:

Referências


BALIEIRO FILHO, Inocêncio Fernandes. Arquimedes, Pappus, Descartes e Polya – Quatro Episódios da História da Heurística. Tese ( Doutorado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro, 2004.

BARROS, Rafael José Alves do Rego Barros. Pesquisas sobre História e Epistemologia da Matemática: Contribuições para Abordagem da Matemática no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação) – UFRN, Natal, 2016.

BERTATO, Fabio Maia. “De Divina Proportione” de Luca Pacioli (Tradução Anotada e Comentada). Tese (Doutorado em Filosofia) – UNICAMP, Campinas, 2008.

COSTA, Cristiano Ohton de Amorim. Perspectiva no Olhar – Ciência e Arte do Renascimento. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática )– PUC, São Paulo, 2004.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, Iran Abreu. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, Iran Abreu (a). Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 465 - 480, 2012.

MENDES, Iran Abreu. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Uma radiografia dos textos publicados nos Anais dos SNHM. In: 11º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2008, Niterói. Anais. Niterói: SBHC, 2008. p. 1-11.

MORMÊLLO, Ben Hur. O Ensino de Matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874. Dissertação (Mestrado em Matemática) –UNICAMP, Campinas, 2010.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Obra “De Triangulis Omnimodis Libri Quinque” de Johann Müller Regiomantanus (1436 – 1476): Uma Contribuição para o Desenvolvimento da Trigonometria. Tese (Doutorado em Educação) UFRN, Natal, 2010.

REGO, Rogéria Gaudêncio. REGO, Rômulo Marinho. VIEIRA. Kleber Mendes. Laboratório de Ensino da Geometria. Campinas: Editora Autores Associados, 2012.

SAD, Ligia Arantes (Ed.). In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2005, Rio Claro. Anais... Rio Claro: SBHMat, 2005 .

VIANA, Fernando César de Abreu. SOUZA, Herbert José Cavalcanti de. Matemática e suas Tecnologias. João Pessoa: Editora Imprell, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n37p139-150

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2781

Total de downloads do artigo: 2327