Resíduos da construção civil: análise de uma obra e de uma usina de reciclagem

Autores

  • Roberta Estevão da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Alexsandra Rocha Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Nelma Mirian Chagas de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-2915-556X

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n21p112-118

Palavras-chave:

construção civil, geração de resíduos, custos

Resumo

Atualmente o setor da construção civil enfrenta graves problemas referentes à geração dos resíduos nos seus canteiros de obras, principalmente em função do acelerado processo de verticalização das metrópoles. Além disso, os resíduos, por muitas vezes, são dispostos em locais inadequados. Em consequência dessa conjuntura, a partir de 2002, a Resolução n.° 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) entrou em vigor, estabelecendo diretrizes e normas para o tratamento e, sobretudo, para a não geração dos resíduos. Iniciou-se, então, um processo gradativo de interesse pela gestão dos resíduos por parte das construtoras. Este artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada na cidade de João Pessoa com o objetivo de quantificar o volume de resíduos gerados por uma obra e os custos de retirada destes, bem como quantificar o volume de resíduos dispostos na Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção e Demolição (USIBEN) e de resíduos reciclados. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados diagnósticos da obra pesquisada e da Usina, os quais podem ser utilizados como ponto de partida para pesquisas futuras ou como ferramentas gerenciais para a tomada de decisão, tanto por empresas construtoras quanto por usinas de reciclagem de RCCs (Resíduos da Construção Civil).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, N. M. C.; MEIRA, A. R. Gestão dos resíduos sólidos, oriundos da construção civil, praticada pelas empresas coletoras de João Pessoa. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais... Natal: ABES, 2004.

BRASIL. Resolução CONAMA nº. 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de julho de 2002.

LEITE, J. A. G.; NEVES, R. M.; GOMES, M. V. C. N. Gerenciamento dos resíduos sólidos de construção e demolição nas construtoras de Belém. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2008, Anais... Fortaleza, Ceará 2008.

LORDSLEEM Jr. A. C.; FUCALE, S. P. Avaliação quantitativa da gestão de resíduos em canteiros de obras. In: ENTAC 2010, Anais... Canelas. RS.

MEIRA, A. R.; ARAÚJO, N. M. C. Gerenciamento de resíduos em empresas construtoras que atuam na grande João Pessoa. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais... Natal: ABES, 2004.

MEIRA, A. R.; ARAÚJO, N. M. C. Gestão de resíduos em empresas construtoras da grande João Pessoa. In: Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 7, 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2003. 1 CD

PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,São Paulo, 1999.

PINTO, T. P. Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do SindusCon-SP. São Paulo: Obra Limpa: I & T: SindusCon-SP, 2005.

PUCCI, R. B. Logística de resíduos da construção civil atendendo à resolução CONAMA 307. 2006. Dissertação (Mestrado)- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

VIANA, K. S. C. L. Metodologia simplificada de gerenciamento de resíduos sólidos em canteiros de obras. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

Downloads

Publicado

2012-11-14

Edição

Seção

Engenharias I - Engenharia Civil - Construção Civil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>