O cliente no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade: estudo de caso em uma construtora paraibana
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p65-80Palavras-chave:
Qualidade, Satisfação, Cliente, Construção CivilResumo
Atualmente a qualidade é um critério inserido na política de muitas empresas, seja qual for o ramo de atividade e a abrangência de atuação no mercado. É clara sua relação com a melhoria contínua, voltada às necessidades dos clientes, sendo este o principal motivo da implantação dos processos dentro das organizações. Gurus da administração, ao conceituarem qualidade, normalmente a relacionam com satisfação total dos clientes. Outros há muito defendem que o objetivo principal de um negócio não é o lucro, mas a satisfação do cliente. Nesse contexto insere-se a presente pesquisa, que tem como objetivo, através do estudo de caso, analisar o Sistema de Gestão da Qualidade implantado em uma construtora que atua na cidade de João Pessoa, no tocante aos processos relacionados ao cliente. Para tanto, foram elaborados e aplicados procedimentos e formulários, visando analisar os processos de satisfação dos clientes póscompra, pós-ocupação e pós-assistência técnica. De forma geral, os resultados foram satisfatórios nos três processos pesquisados, apresentando índices superiores a 85%. Por fim, para os casos pontuais de resultados insatisfatórios, foram realizadas reflexões, identificando oportunidades de melhoria dos processos pesquisados.Downloads
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 15575 1: edificações habitacionais – desempenho. Parte 1: requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.
BHOTE, K. R. Qualidade de classe mundial (WCQ): uso do projeto de experimentos para alcançá-la. Tradução Helena Martins. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H. Disponível em: www.cidades.gov.br/pbqp-h. Acesso em: 29 jul. 2013.
BRITO, J. N.; ECHEVESTE, M.; FORMOSO, C. T.; NAVARRETE, S. Estudo das variáveis que influenciam as reclamações dos usuários de empreendimentos habitacionais de interesse social. In: ENCONTRO
NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: UFRS, 2010. 1 CD-ROM.
CERQUEIRA, J. P. Sistemas de gestão integrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001 - conceitos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
JOBIM, M. S. S. Avaliação da satisfação do cliente no sistema da qualidade da empresa construtora. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO TECNOLOGIA E GESTÃO NA PRODUÇÃO DE EDIFÍCIOS: SOLUÇÕES PARA O TERCEIRO MILÊNIO, 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1998. p. 433-440.
______. Satisfação do cliente na construção civil. In: ARAÚJO, N. M. (Org.). Construção civil: uma abordagem macro da produção ao uso. João Pessoa: IFPB, 2010. p. 233-256.
LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992
LOBOS, Julio. Encantando o cliente: externo e interno. São Paulo,1993.
MENDONÇA, M. C. P.; SALES, A. T. C. Assistência técnica em uma grande empresa do estado de Sergipe. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: IFPB, 2009. 1 CD-ROM.
ORNSTEIN, S.; ROMÉRO, M. Avaliação pós-ocupação do ambiente construído. São Paulo: Studio Nobel; Edusp, 1992.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2010.
PEREIRA, V. R.; ROTONDARO, R. G.; LAURINDO, F. J. B. Pesquisa de satisfação de clientes de uma empresa de construção civil quanto à prestação de serviços de pós-venda. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., 2005, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2005. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Pereira_VR_Pesquisa%20de%20Satisfacao.pdf. Acesso em: 22 jul. 2013.
RODRIGUES, M. V. C. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
ROLAND, C.; NOVAES, C. C. Avaliação do nível de satisfação dos usuários em ambiente construído: estudo de caso. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, 1.; ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2004. 1 CD-ROM.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
YIN, R. K. Case study research: design and methods. 2. ed. USA: Sage Publications, 1994. (Applied Social Research Methods Series, v. 5).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.