Custo de manutenção em moradias que utilizam sistema construtivo inovador

Isaac Ribeiro de Souza Junior

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Dimas de Assis Albuquerque Teixeira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Alexsandra Rocha Meira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Nelma M. Chagas de Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A manutenção construtiva é um assunto ainda pouco explorado, o que acarreta uma escassez de conteúdo sobre a temática, tanto na literatura nacional quanto na internacional. No caso específico de construções que utilizam sistemas construtivos inovadores, não se tem conhecimento de instrução bibliográfica que norteie esses estudos. Nesse sentido, o presente artigo aborda a questão dos custos de manutenção, tendo como objetivo a apropriação dos custos de serviços de manutenção executados em moradias que utilizem sistema construtivo inovador, bem como o seu devido estudo. Para tanto, inicialmente, foram levantados os reais consumos de materiais, tempo e mão de obra, através da execução de serviços em moradias do Projeto Mariz, situadas no bairro de Mangabeira, município de João Pessoa. Tais casas foram construídas com pilares e placas de concreto armado, moldadas in loco. Obteve-se, dessa forma, a geração das composições de custos. Buscou-se a possibilidade de um cálculo mais aproximado do custo de manutenção de edificações construídas dentro desse sistema, oferecendo um instrumento para um melhor controle dos gastos financeiros empregados na manutenção desse tipo de construção, além de apurar um conhecimento mais detalhado do comportamento de tais despesas, contribuindo com a literatura que aborda essa temática.

Palavras-chave


Manutenção; Composições de custos; Sistema construtivo inovador


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p18-26

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2905

Total de downloads do artigo: 1685