Custo de manutenção em moradias que utilizam sistema construtivo inovador
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p18-26Palavras-chave:
Manutenção, Composições de custos, Sistema construtivo inovadorResumo
A manutenção construtiva é um assunto ainda pouco explorado, o que acarreta uma escassez de conteúdo sobre a temática, tanto na literatura nacional quanto na internacional. No caso específico de construções que utilizam sistemas construtivos inovadores, não se tem conhecimento de instrução bibliográfica que norteie esses estudos. Nesse sentido, o presente artigo aborda a questão dos custos de manutenção, tendo como objetivo a apropriação dos custos de serviços de manutenção executados em moradias que utilizem sistema construtivo inovador, bem como o seu devido estudo. Para tanto, inicialmente, foram levantados os reais consumos de materiais, tempo e mão de obra, através da execução de serviços em moradias do Projeto Mariz, situadas no bairro de Mangabeira, município de João Pessoa. Tais casas foram construídas com pilares e placas de concreto armado, moldadas in loco. Obteve-se, dessa forma, a geração das composições de custos. Buscou-se a possibilidade de um cálculo mais aproximado do custo de manutenção de edificações construídas dentro desse sistema, oferecendo um instrumento para um melhor controle dos gastos financeiros empregados na manutenção desse tipo de construção, além de apurar um conhecimento mais detalhado do comportamento de tais despesas, contribuindo com a literatura que aborda essa temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.