Custo de manutenção em moradias que utilizam sistema construtivo inovador
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n26p18-26Palavras-chave:
Manutenção, Composições de custos, Sistema construtivo inovadorResumo
A manutenção construtiva é um assunto ainda pouco explorado, o que acarreta uma escassez de conteúdo sobre a temática, tanto na literatura nacional quanto na internacional. No caso específico de construções que utilizam sistemas construtivos inovadores, não se tem conhecimento de instrução bibliográfica que norteie esses estudos. Nesse sentido, o presente artigo aborda a questão dos custos de manutenção, tendo como objetivo a apropriação dos custos de serviços de manutenção executados em moradias que utilizem sistema construtivo inovador, bem como o seu devido estudo. Para tanto, inicialmente, foram levantados os reais consumos de materiais, tempo e mão de obra, através da execução de serviços em moradias do Projeto Mariz, situadas no bairro de Mangabeira, município de João Pessoa. Tais casas foram construídas com pilares e placas de concreto armado, moldadas in loco. Obteve-se, dessa forma, a geração das composições de custos. Buscou-se a possibilidade de um cálculo mais aproximado do custo de manutenção de edificações construídas dentro desse sistema, oferecendo um instrumento para um melhor controle dos gastos financeiros empregados na manutenção desse tipo de construção, além de apurar um conhecimento mais detalhado do comportamento de tais despesas, contribuindo com a literatura que aborda essa temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.