Diagnóstico do acondicionamento e transporte de RCCs gerados pelas empresas construtoras da grande João Pessoa

Mirela Oliveira Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Meryhelen Rosas da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Nelma Mirian Chagas de Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Alexsandra Rocha Meira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa exploratória descritiva que teve por objetivo elaborar um diagnóstico quanto ao acondicionamento e transporte dos RCCs (Resíduos da Construção Civil) produzidos pelas empresas construtoras da grande João Pessoa nos seus canteiros de obras, tomando como referencial as disposições contidas na Resolução nº. 307/2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e na Lei Municipal n°. 11.176/2007. O universo da pesquisa foi composto pelas empresas construtoras de edificações verticais cadastradas no Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (SINDUSCON-JP) e pelas empresas especializadas em transporte de RCCs cadastradas na EMLUR (Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana). Já a amostra foi composta por dez empresas construtoras que aceitaram participar da pesquisa e que possuíam, no momento da pesquisa, canteiros de obras na grande João Pessoa, e por quatro empresas especializadas em transporte de RCCs que atuam na grande João Pessoa. Os resultados revelam que, apesar das empresas pesquisadas – construtoras e transportadoras – afirmarem possuir conhecimento das legislações relativas ao gerenciamento dos RCCs, o conhecimento demonstrado ainda é muito incipiente e essas empresas ainda não despertaram para as potencialidades dos resíduos quanto à reciclagem.

Palavras-chave


Construção Civil; Transporte; Acondicionamento; RCCs


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p96-103

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2501

Total de downloads do artigo: 1621