Diagnóstico do cumprimento da NR-18 pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p55-64Palavras-chave:
Construção civil, Segurança e saúde no trabalho, NR-18Resumo
A NR-18 é a primeira norma específica criada para uma indústria. Essa norma visa à melhoria das condições de trabalho na indústria da construção, tendo por objetivos a promoção da saúde do trabalhador, a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de acidentes de trabalho. O artigo em foco é resultado de uma pesquisa exploratória descritiva que teve como objetivo elaborar um diagnóstico do cumprimento da NR-18 pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão. O universo da pesquisa foi composto pelas empresas construtoras de edificações verticais cadastradas no Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). Já a amostra foi composta por dezesseis empresas construtoras que aceitaram participar da pesquisa e que possuíam, no momento do estudo, canteiros de obras na grande João Pessoa. Os resultados revelam que as empresas construtoras têm buscado o efetivo cumprimento das disposições que compõem a NR-18 nos seus canteiros de obras. Constata-se que os canteiros pesquisados possuem nota média igual a 9, sendo a menor nota obtida 8,45, e que a interpretação da norma, para alguns itens, ainda é realizada de forma distinta pela fiscalização e pelos gestores.Downloads
Referências
BRIDI, M. E. et al. Identificação de práticas de gestão de segurança e saúde no trabalho em obras de construção civil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 43-58, jul./set. 2013.
COSTA, R. P. N.; ARAÚJO, N. M. C. Diagnóstico das condições de saúde e segurança no trabalho: um estudo em obras de edificações verticais. Principia, João Pessoa, n. 22, p. 51-58, jun. 2013.
COSTELLA, M. F.; JUNGES, F. C.; PILZ, S. E. Avaliação do cumprimento da NR-18 em função do porte de obra residencial e proposta de lista de verificação da NR-18. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 87-102, jul./set. 2014.
MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 70. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015-2016. Brasília: Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), 2015a.
______. NR-18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. 2015b. Disponível em: http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR18/NR18atualizada2015.pdf. Acesso em: 23 jan. 2016.
PEÑALOZA, G. A.; FORMOSO, C. T.; SAURIN, T. A. Avaliação de requisitos de desempenho de Sistemas de Proteção Periférica (SPP). Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 267-289, out./dez. 2015.
ROCHA, C. A. G. S. C.; SAURIN, T. A.; FORMOSO, C. T. Avaliação da aplicação da NR-18 em canteiros de obras. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2015.
SAURIN, T. A. et al. Contribuições para revisão da NR-18 – condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.