Diagnóstico do cumprimento da NR-18 pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão

Mirela Oliveira Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Meryhelen Rosas da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Gabriella Cavalcante de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Nelma Mirian Chagas Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa Brasil

Resumo

A NR-18 é a primeira norma específica criada para uma indústria. Essa norma visa à melhoria das condições de trabalho na indústria da construção, tendo por objetivos a promoção da saúde do trabalhador, a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de acidentes de trabalho. O artigo em foco é resultado de uma pesquisa exploratória descritiva que teve como objetivo elaborar um diagnóstico do cumprimento da NR-18 pelas empresas construtoras da grande João Pessoa, vinte anos após sua revisão. O universo da pesquisa foi composto pelas empresas construtoras de edificações verticais cadastradas no Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). Já a amostra foi composta por dezesseis empresas construtoras que aceitaram participar da pesquisa e que possuíam, no momento do estudo, canteiros de obras na grande João Pessoa. Os resultados revelam que as empresas construtoras têm buscado o efetivo cumprimento das disposições que compõem a NR-18 nos seus canteiros de obras. Constata-se que os canteiros pesquisados possuem nota média igual a 9, sendo a menor nota obtida 8,45, e que a interpretação da norma, para alguns itens, ainda é realizada de forma distinta pela fiscalização e pelos gestores.

Palavras-chave


Construção civil; Segurança e saúde no trabalho; NR-18


Texto completo:

Referências


BRIDI, M. E. et al. Identificação de práticas de gestão de segurança e saúde no trabalho em obras de construção civil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 43-58, jul./set. 2013.

COSTA, R. P. N.; ARAÚJO, N. M. C. Diagnóstico das condições de saúde e segurança no trabalho: um estudo em obras de edificações verticais. Principia, João Pessoa, n. 22, p. 51-58, jun. 2013.

COSTELLA, M. F.; JUNGES, F. C.; PILZ, S. E. Avaliação do cumprimento da NR-18 em função do porte de obra residencial e proposta de lista de verificação da NR-18. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 87-102, jul./set. 2014.

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 70. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015-2016. Brasília: Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), 2015a.

______. NR-18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. 2015b. Disponível em: http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR18/NR18atualizada2015.pdf. Acesso em: 23 jan. 2016.

PEÑALOZA, G. A.; FORMOSO, C. T.; SAURIN, T. A. Avaliação de requisitos de desempenho de Sistemas de Proteção Periférica (SPP). Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 267-289, out./dez. 2015.

ROCHA, C. A. G. S. C.; SAURIN, T. A.; FORMOSO, C. T. Avaliação da aplicação da NR-18 em canteiros de obras. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

SAURIN, T. A. et al. Contribuições para revisão da NR-18 – condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Relatório de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p55-64

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3457

Total de downloads do artigo: 2800