Oferta de imóveis residenciais verticais: uma análise sobre suas características na Região Metropolitana de João Pessoa

Carlos Lima de Santana

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Danielle do Nascimento S. Oliveira

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Alexsandra Rocha Meira

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

O presente trabalho relata a situação atual do mercado de imóveis na Região Metropolitana de João Pessoa, em relação à identificação de padrões, localização e valores praticados sobre os imóveis. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se inicialmente o cadastro das construtoras associadas ao Sinduscon-JP. De posse desse cadastro entrou-se em contato com as construtoras para agendar as entrevistas. Fizeram parte da pesquisa 28 empresas. Com o formulário elaborado procedeu-se com as entrevistas às construtoras. Foram coletados, paralelamente, documentos, mapas e leis municipais que tratam sobre o tema trabalhado, a fim de auxiliar na análise e interpretação dos dados. Através da análise concluiu-se que na grande João Pessoa existem fatores referentes à legislação que favorecem o acréscimo dos valores das edificações em determinadas áreas. Foi diagnosticado também a concentração de habitações verticais tanto nos bairros da orla marítima como nos bairros próximos que possuem acesso facilitado às praias. Essas regiões são denominadas de zonas adensáveis prioritárias e possuem os mais altos valores dos imóveis. Por essa razão, as construtoras mantêm sua preferência em construir nessas regiões, tendo em vista que são as mais procuradas por clientes que possuem maior poder aquisitivo.

Palavras-chave


condomínios residenciais; padrões; localização; valores


Texto completo:

Referências


ALVES, Valdir. Avaliação dos Imóveis Urbanos Baseada em Métodos Estatísticos Multivariados. 2005. 115p. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia). Universidade Federal do Paraná, Campo Mourão, 2005.

BRENNER, Mara Lúcia. Variáveis Definidoras dos Valores dos Imóveis Estudo de Caso – Santa Maria – RS. 2005. 118p. Dissertação (Mestrado em Geomática). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

CASSUNDÉ JÚNIOR, N. F.; CUNHA FILHO, M. Um Estudo Sobre a Composição de Preço dos Apartamentos de Um Quarto: Uma Análise Sobre o Bairro de Boa Viagem - Recife/PE. Faculdade dos Guararapes, Recife, [s.d.].

GONZÁLEZ, M. A. S.; FORMOSO, C. T. Análise Conceitual das Dificuldades na Determinação de Modelos de Formação de Preços Através de Análise de Regressão. 2000. 75p. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000 – Resultado do Universo.

JOÃO PESSOA. Plano Diretor da Cidade de João Pessoa. 1994. 64p. João Pessoa, 1994.

PETERSEN, F. B.; DANILEVICZ, A. M. F. Análise Qualitativa e Quantitativa de Atributos Valorativos de Empreendimentos Imobiliários em Porto Alegre. Revista Gestão Industrial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, n. 04, p. 63-74, 2006.

POLI, Tatiana; VIVEIROS, B. E. Quando o Preço não Faz a diferença: A Relação entre Custo do Imóvel e Conforto Acústico. 2007. In: IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído – Ouro Preto. 2007.

RIBEIRO, R. C. S. Proposta para Matriz de Atributos que configuram a Qualidade de Condomínios Horizontais na Cidade de São Paulo. 2005. Monografia (Obtenção do Título de Especialista em Gerenciamento de Empresas e Empreendimentos na Construção Civil). São Paulo, 2005.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Classificação de Empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/bia-97-criterios-e-conceitos-para-classificacao-de-empresas/BIA_97/integra_bia. Acesso em: 29 de abril de 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n16p78-85

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1609

Total de downloads do artigo: 748