Diagnóstico das condições de saúde e segurança no trabalho: um estudo em obras de edificações verticais
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p51-58Palavras-chave:
Saúde e Segurança no Trabalho (SST), construção civilResumo
A construção civil brasileira constitui um dos maiores setores da economia nacional, pois gera inúmeros empregos e oportunidades de negócios, além de favorecer o processo de desenvolvimento econômico-social do país. Porém, apesar de muito já ter melhorado, o setor ainda apresenta características preocupantes no que diz respeito à Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a construção é líder em número de notificações, autuações e embargos/interdições e, segundo lugar, em número de acidentes. As obras de edificações verticais estão entre as que mais cresceram nos últimos anos. O mercado imobiliário encontra-se bastante aquecido e algumas características particulares tornam o processo produtivo altamente complexo e dinâmico, o que contribui para ocorrência de eventos indesejáveis. Nesse sentido, esse estudo verificou as condições de SST a que estão submetidos os trabalhadores de dois canteiros de obras localizados em duas cidades do estado da Paraíba, João Pessoa e Patos. Para isso, foram realizadas visitas técnicas, verificação de documentos referentes à SST e diagnóstico com base nas recomendações da NR 18. Espera-se que os resultados obtidos possam servir como orientações para construtoras que buscam implantar melhorias contínuas que compensem os impactos negativos do trabalho na vida e na saúde de seus trabalhadores.
Downloads
Referências
ARAÚJO, N. M. C. Custos da implantação do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) em obras de edificações verticais: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1998. 186f.
ARAÚJO, N. M. C. Proposta de sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, baseado na OHSAS 18001, para empresas construtoras de edificações verticais. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2002. 204f
ARAÚJO, N. M. C.; SANTOS, C. L. M.; SANTOS, J. C.; RODRIGUES, C. L. P. Lista de verificação do ILO: uma análise crítica quanto à sua utilização em canteiros de obra. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC: ENTAC, 2008. 1 CD-ROM.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora Nº 9. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF1CA0393B27/nr_09_at.pdf. Acesso em: 12 abr. 2013.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora Nº 18. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A3E7A205F013E8AA4654223C5/NR-18%20(atualizada%202013).pdf. Acesso em: 12 abr. 2013.
BRITISH STANDARDS INTERNATIONAL. OHSAS 18001: occupational health and safety management systems (Specifications). Londres, 1999.
EGLE, T. Radiografia da (in) segurança. Revista Téchne, São Paulo, n. 153, p. 34-45, dez. 2009.
GUZI, D.; JUNGLES, A. E. Contribuições da avaliação de cultura organizacional para gestão de empresas construtoras. In: ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE GESTIÓN Y ECONOMÍA DE LA CONSTRUCION, 4., 2011, Santiago. Anais... Santiago: PUC Chile, 2011.
MELO, M. B. F. V. Influência da cultura organizacional no sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho em empresas construtoras.. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
SAAD, V. L. Análise ergonômica do trabalho do pedreiro: o assentamento de tijolos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Campus Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008. 124f.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.