Diagnóstico das condições de saúde e segurança no trabalho: um estudo em obras de edificações verticais

Renata Paiva da Nóbrega Costa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Nelma Mirian Chagas de Araújo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A construção civil brasileira constitui um dos maiores setores da economia nacional, pois gera inúmeros empregos e oportunidades de negócios, além de favorecer o processo de desenvolvimento econômico-social do país. Porém, apesar de muito já ter melhorado, o setor ainda apresenta características preocupantes no que diz respeito à Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a construção é líder em número de notificações, autuações e embargos/interdições e, segundo lugar, em número de acidentes. As obras de edificações verticais estão entre as que mais cresceram nos últimos anos. O mercado imobiliário encontra-se bastante aquecido e algumas características particulares tornam o processo produtivo altamente complexo e dinâmico, o que contribui para ocorrência de eventos indesejáveis. Nesse sentido, esse estudo verificou as condições de SST a que estão submetidos os trabalhadores de dois canteiros de obras localizados em duas cidades do estado da Paraíba, João Pessoa e Patos. Para isso, foram realizadas visitas técnicas, verificação de documentos referentes à SST e diagnóstico com base nas recomendações da NR 18. Espera-se que os resultados obtidos possam servir como orientações para construtoras que buscam implantar melhorias contínuas que compensem os impactos negativos do trabalho na vida e na saúde de seus trabalhadores.

Palavras-chave


Saúde e Segurança no Trabalho (SST); construção civil


Texto completo:

Referências


ARAÚJO, N. M. C. Custos da implantação do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) em obras de edificações verticais: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1998. 186f.

ARAÚJO, N. M. C. Proposta de sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, baseado na OHSAS 18001, para empresas construtoras de edificações verticais. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2002. 204f

ARAÚJO, N. M. C.; SANTOS, C. L. M.; SANTOS, J. C.; RODRIGUES, C. L. P. Lista de verificação do ILO: uma análise crítica quanto à sua utilização em canteiros de obra. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC: ENTAC, 2008. 1 CD-ROM.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora Nº 9. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEF1CA0393B27/nr_09_at.pdf. Acesso em: 12 abr. 2013.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora Nº 18. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A3E7A205F013E8AA4654223C5/NR-18%20(atualizada%202013).pdf. Acesso em: 12 abr. 2013.

BRITISH STANDARDS INTERNATIONAL. OHSAS 18001: occupational health and safety management systems (Specifications). Londres, 1999.

EGLE, T. Radiografia da (in) segurança. Revista Téchne, São Paulo, n. 153, p. 34-45, dez. 2009.

GUZI, D.; JUNGLES, A. E. Contribuições da avaliação de cultura organizacional para gestão de empresas construtoras. In: ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE GESTIÓN Y ECONOMÍA DE LA CONSTRUCION, 4., 2011, Santiago. Anais... Santiago: PUC Chile, 2011.

MELO, M. B. F. V. Influência da cultura organizacional no sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho em empresas construtoras.. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

SAAD, V. L. Análise ergonômica do trabalho do pedreiro: o assentamento de tijolos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Campus Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008. 124f.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n22p51-58

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1853

Total de downloads do artigo: 1466