Proposta de modelo de gestão da água para edificações residenciais verticais

Nelma Mirian Chagas de Araújo

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Gibson Rocha Meira

ORCID iD Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Resumo

O modelo de gestão proposto é dividido em três etapas, a saber: diagnóstico do consumo de água, com a elaboração de check-lists e questionários; plano de intervenção, com a definição das ações a serem realizadas, inclusive com a elaboração de um cronograma, identificação de possíveis desperdícios e a estimativa do impacto de redução do consumo de água; e implementação, com a definição dos passos a serem seguidos e das responsabilidades dos envolvidos no modelo de gestão proposto. Os dados coletados indicam que o conhecimento prévio da distribuição do consumo é de grande importância para a elaboração do modelo de gestão da água e que os usos de água internos dizem respeito, principalmente, às atividades de limpeza e higiene, enquanto que os externos ocorrem devido à limpeza das áreas comuns, piscinas, irrigação de plantas (jardins) e lavagem de veículos.

Palavras-chave


edificações verticais; água; gestão


Texto completo:

Referências


DECA. Uso racional da água: vazamentos/economia. Disponível em: http://www.deca.com.br/. Acesso em: 02 abr. 2007.

SAUTCHÚK, C. A.; et al. Conservação e reuso da água em edificações. São Paulo: ANA: Ministério do Meio Ambiente: FIESP: SindusCon-SP: COMASP, 2005.

SAUTCHÚK, C. A.; GONÇALVES, O. M. Formulação de diretrizes para implantação de programas de conservação de água em edificações. São Paulo: EPUSP, 2005. (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil; BT/PCC/405)


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p22-29

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1776

Total de downloads do artigo: 680