Proposta de modelo de gestão da água para edificações residenciais verticais
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p22-29Palavras-chave:
edificações verticais, água, gestãoResumo
O modelo de gestão proposto é dividido em três etapas, a saber: diagnóstico do consumo de água, com a elaboração de check-lists e questionários; plano de intervenção, com a definição das ações a serem realizadas, inclusive com a elaboração de um cronograma, identificação de possíveis desperdícios e a estimativa do impacto de redução do consumo de água; e implementação, com a definição dos passos a serem seguidos e das responsabilidades dos envolvidos no modelo de gestão proposto. Os dados coletados indicam que o conhecimento prévio da distribuição do consumo é de grande importância para a elaboração do modelo de gestão da água e que os usos de água internos dizem respeito, principalmente, às atividades de limpeza e higiene, enquanto que os externos ocorrem devido à limpeza das áreas comuns, piscinas, irrigação de plantas (jardins) e lavagem de veículos.
Downloads
Referências
DECA. Uso racional da água: vazamentos/economia. Disponível em: http://www.deca.com.br/. Acesso em: 02 abr. 2007.
SAUTCHÚK, C. A.; et al. Conservação e reuso da água em edificações. São Paulo: ANA: Ministério do Meio Ambiente: FIESP: SindusCon-SP: COMASP, 2005.
SAUTCHÚK, C. A.; GONÇALVES, O. M. Formulação de diretrizes para implantação de programas de conservação de água em edificações. São Paulo: EPUSP, 2005. (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil; BT/PCC/405)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.