Comportamento morfofisiológico de mudas de mamoeiro “Solo” produzidas com águas salinas e biofertilizante bovino

Janailma Lima de Oliveira

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus Areia Brasil

Francisco Gauberto Barros dos Santos

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato Brasil

José Lucínio de Oliveira Freire

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Djair Alves de Melo

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Eliésia Carla de Medeiros Torres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Resumo

A salinidade hídrica se constitui em um dos fatores limitantes ao crescimento, desenvolvimento e produção das plantas no semiárido nordestino. Esta pesquisa objetivou avaliar a fenometria de mudas de mamoeiro (Carica papaya L.), variedade Sunrise Solo, em função da aplicação de biofertilizante bovino como possível atenuante do estresse salino nas plantas irrigadas com diferentes níveis de salinidade. O experimento foi instalado em blocos casualizados, com quatro repetições, em arranjo fatorial 5 x 2, correspondente a cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1), no substrato sem e com aplicação de biofertilizante bovino. A taxa de crescimento absoluto e relativo em altura, em diâmetro caulinar, área foliar, comprimento da raiz e fitomassa seca da parte aérea, da raiz e total do mamoeiro foram influenciados negativamente com o aumento da salinidade da água de irrigação. O insumo orgânico exerceu efeitos benéficos às plantas no que se refere ao crescimento em altura, diâmetro caulinar e fitomassa vegetal. O biofertilizante bovino não se mostrou eficiente em mitigar os efeitos deletérios dos sais às plantas.

Palavras-chave


Agroecologia; Carica papaya L.; Estresse salino; Salinidade


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p30-38

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2412

Total de downloads do artigo: 1591