Atributos químicos do solo irrigado com águas salinas e uso de mitigadores do estresse salino no maracujazeiro amarelo

Thiago Jardelino Dias

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

José Lucinio de Oliveira Freire

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Lourival Ferreira Cavalcante

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Everaldo Silva do Nascimento

ORCID iD Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Luana Apoena Dantas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí Brasil

Murielle Magda de Medeiros Dantas

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Esse experimento foi conduzido entre setembro de 2009 e abril de 2010 no município de Remígio, PB, para se avaliar alterações de atributos químicos do solo sob irrigação de água salina no maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis) associados a técnicas de mitigação da salinidade. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, no esquema fatorial 2 x 2 x 2, referente à irrigação com água não salina (0,5 dS m-1) e salina (4,5 dS m-1), sem e com biofertilizante bovino, sem e com cobertura morta, com três repetições e três plantas por parcela, em recipientes plásticos circulares utilizados como lisímetros de pressão, com 130 dm3 de volume e drenos na parte inferior para a lixiviação do excesso de sais.  Foram analisadas as variáveis químicas do solo quanto ao seu pH da solução do solo os teores de Cálcio, Magnésio, a acidez potencial do solo H+ + Al3+e relação Ca2/mg2+ no solo. A água salina e o biofertilizante elevam e a cobertura morta reduz a condutividade elétrica do solo. As plantas sob estresse salino apresentam atividade fotoquímica do fotossistema II e fotossíntese líquida inibidas, resultando em menores massas médias dos frutos e produção da cultura. A elevada abscisão das flores resulta na baixa produtividade das plantas, com maiores prejuízos nos tratamentos com água salina, sem biofertilizante e sem cobertura morta. O consumo hídrico é reduzido nas plantas sob estresse salino e a eficiência agronômica do uso de água é superior nas plantas tratadas com biofertilizante e no solo com cobertura morta.

Palavras-chave


Biofertilizante; Condutividade elétrica; Baixa produtividade; Estresse


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p19-29

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2772

Total de downloads do artigo: 2141