Comportamento morfofisiológico de mudas de mamoeiro “Solo” produzidas com águas salinas e biofertilizante bovino
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p30-38Palavras-chave:
Agroecologia, Carica papaya L., Estresse salino, SalinidadeResumo
A salinidade hídrica se constitui em um dos fatores limitantes ao crescimento, desenvolvimento e produção das plantas no semiárido nordestino. Esta pesquisa objetivou avaliar a fenometria de mudas de mamoeiro (Carica papaya L.), variedade Sunrise Solo, em função da aplicação de biofertilizante bovino como possível atenuante do estresse salino nas plantas irrigadas com diferentes níveis de salinidade. O experimento foi instalado em blocos casualizados, com quatro repetições, em arranjo fatorial 5 x 2, correspondente a cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1), no substrato sem e com aplicação de biofertilizante bovino. A taxa de crescimento absoluto e relativo em altura, em diâmetro caulinar, área foliar, comprimento da raiz e fitomassa seca da parte aérea, da raiz e total do mamoeiro foram influenciados negativamente com o aumento da salinidade da água de irrigação. O insumo orgânico exerceu efeitos benéficos às plantas no que se refere ao crescimento em altura, diâmetro caulinar e fitomassa vegetal. O biofertilizante bovino não se mostrou eficiente em mitigar os efeitos deletérios dos sais às plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.