Aplicação do Método VERAH nos Centros de Educação Ambiental do Município de Guarulhos/SP

Ronaldo Dias da Mota

Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Brasil

Regina de Oliveira Moraes Arruda

ORCID iD Universidade Guarulhos (UNG) Brasil

Fabricio Bau Dalmas

Universidade Guarulhos (UNG) Brasil

Denise Barcelos

ORCID iD Universidade Guarulhos (UNG); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Brasil

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a aplicação do método VERAH (Vegetação, Erosão, Resíduos, Água, Habitação) como uma ferramenta de Educação Ambiental aos funcionários dos Centros de Educação Ambiental (CEA) de Guarulhos/SP para desenvolverem o sentido de responsabilidade, a conscientização e a sensibilização para conservação, preservação e proteção do meio ambiente. A escolha do método VERAH deu-se por este ser empírico e baseado nas observações das intervenções antrópicas em uma área predeterminada e delimitada. A aplicação dessa ferramenta envolveu a realização de palestras, treinamentos e atividades externas de campo interativas, nas quais os participantes vivenciaram os conhecimentos adquiridos com a realidade local. A partir destas atividades, foram elaborados os diagnósticos ambientais e propostas ações para contribuir com a redução, neutralização e eliminação da degradação ambiental. As etapas desenvolvidas nesta pesquisa possibilitaram uma melhor sensibilização e conscientização dos participantes sobre a degradação ambiental ocasionada pelas ações antrópicas. Este fato fica evidenciado pelas visões sistêmicas apresentadas e a compreensão a partir de uma análise integrada dos temas. Assim, o binômio diagnóstico/proposta comprovou a aplicabilidade do Método VERAH como ferramenta capaz de promover a Educação Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Sustentabilidade; Conscientização; Recursos Humanos


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p180-188

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