Aplicação do Método VERAH nos Centros de Educação Ambiental do Município de Guarulhos/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p180-188

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Conscientização, Recursos Humanos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a aplicação do método VERAH (Vegetação, Erosão, Resíduos, Água, Habitação) como uma ferramenta de Educação Ambiental aos funcionários dos Centros de Educação Ambiental (CEA) de Guarulhos/SP para desenvolverem o sentido de responsabilidade, a conscientização e a sensibilização para conservação, preservação e proteção do meio ambiente. A escolha do método VERAH deu-se por este ser empírico e baseado nas observações das intervenções antrópicas em uma área predeterminada e delimitada. A aplicação dessa ferramenta envolveu a realização de palestras, treinamentos e atividades externas de campo interativas, nas quais os participantes vivenciaram os conhecimentos adquiridos com a realidade local. A partir destas atividades, foram elaborados os diagnósticos ambientais e propostas ações para contribuir com a redução, neutralização e eliminação da degradação ambiental. As etapas desenvolvidas nesta pesquisa possibilitaram uma melhor sensibilização e conscientização dos participantes sobre a degradação ambiental ocasionada pelas ações antrópicas. Este fato fica evidenciado pelas visões sistêmicas apresentadas e a compreensão a partir de uma análise integrada dos temas. Assim, o binômio diagnóstico/proposta comprovou a aplicabilidade do Método VERAH como ferramenta capaz de promover a Educação Ambiental.

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Educação

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