Pegada Ecológica: uma ferramenta utilizada como indicador e conscientizador do consumo, aplicado na UNG Universidade, Guarulhos/SP

Regina de Oliveira Moraes Arruda

ORCID iD Universidade Guarulhos (UNG) Brasil

Fernanda Dall'Ara Azevedo

ORCID iD Universidade Guarulhos (UNG) Brasil

Fabricio Bau Dalmas

Universidade Guarulhos (UNG) Brasil

Resumo

Entre as funções de uma universidade, tem-se o ensino, a pesquisa e a extensão. A fim de colaborar nas ações de extensão, dentro da Semana do Consumo Consciente, 2016, o Mestrado em Análise Geoambiental da UNG Universidade sugeriu a aplicação do questionário sobre a Pegada Ecológica, instrumento que foi desenvolvido e amplamente divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza - Brasil (WWF – Brasil). As ações foram realizadas nos três campi da universidade: Centro, Dutra e Itaquaquecetuba, contemplando cerca de 1.000 alunos. Os alunos responderam ao questionário com 18 questões, e, após a somatória dos pontos, os respondentes puderam ser classificados de acordo com a quantidade de recursos naturais renováveis para manter seu padrão de vida e de quantos planetas seriam necessários para manter esse consumo, caso todas as pessoas do planeta tivessem esse mesmo nível de consumo. Com o resultado da aplicação desse questionário, pôde-se visualizar que os alunos da Universidade UNG necessitam, em média, de 2,8 planetas para manter seu consumo de vida, valor superior à média brasileira que é de 1,6 e bem próxima à média do Reino Unido que é 3,0. Quando se trata de Consumo Consciente, é importante cada pessoa realizar o exercício de quantificar e refletir sobre seu estilo de vida. Assim, essa atividade de extensão cumpriu seus objetivos, pois a discussão sobre o consumo foi perceptível ao observar os alunos conversando e verificando quanto são consumistas e que o Consumo Consciente não se reduz a “compras”, mas também à moradia, alimentação, resíduo e transporte.

Palavras-chave


Pegada ecológica; Consumo consciente; Atividade de extensão


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n33p108-115

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