Práticas educativas contextualizadas e motivadoras: uma análise a partir das teorias de Hull, Hebb e Lewin
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2020v1n52p58-69Palavras-chave:
Aprendizagem, Contextualização, Motivação, Práticas educativasResumo
Vários pensadores desenvolvem teorias para entender o processo de aprendizagem e torná-lo mais efetivo. Clark Leonard Hull, Donald Olding Hebb e Kurt Lewin são três teóricos que, em contextos diferenciados, contribuíram para esse debate. Este trabalho tem como objetivo estudar a contribuição desses autores para entender o papel das práticas educativas contextualizadas e motivadoras no processo de aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com aspectos qualitativos/quantitativos. Realizou-se, além do estudo teórico, um relato da experiência de uma visita técnica feita no Engenho Triunfo, em Areia (PB), com 22 alunos de uma turma de Mestrado em Educação Profissional, acompanhados por uma equipe de 5 professores. Esses estudantes preencheram um questionário on-line elaborado pelos pesquisadores, que versou sobre a temática. Como resultados, identificamos que o estudo das redes neurais, desenvolvido por Hebb, da curva de aprendizagem e da motivação, proposto por Hull, e a ideia de espaço vital de Lewin nos ajudam a compreender teoricamente a importância da educação contextualizada e motivacional para a aprendizagem. A análise da experiência da visita técnica corroborou essa hipótese, visto que os participantes atestaram a contribuição dessa experiência para a aprendizagem, através da contextualização, da relação entre teoria e prática, da interdisciplinaridade e da motivação.
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