A integração pedagógica na elaboração de um jogo digital

Rayanne Oliveira Medeiros de Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Andréa de Lucena Lira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Victor Herbert Ferreira de Sousa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Jhuan Vinicius Alves Costa

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Vinícius Santos de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Joyce da Silva Pinheiro

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Para elaborar um jogo com fins pedagógicos, os construtores necessitam de um conhecimento profundo e específico, não somente da sua área de atuação, mas também sobre a tecnologia usada e como estes materiais podem ser utilizados e adequados às aulas. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento do plano de elaboração de um jogo digital que permite a observação ampla dos conhecimentos necessários para a realização das atividades pedagógicas num laboratório virtual voltado para a área da construção civil. Os procedimentos metodológicos seguidos buscam a estruturação e organização do conhecimento relacionado ao desenvolvimento do jogo percorrendo pela definição dos seus objetivos, determinação do ambiente, escolha da plataforma, decisão dos conteúdos, delimitação das regras, realização de testes. Assim um roteiro de aplicação precisa delinear as reflexões não apenas didáticas, mas também tecnológicas e de conteúdo, permitindo sistematizar a integração e desenvolvimento do jogo como recurso didático para extensão da sala de aula e ampliação dos conhecimentos expostos. Como resultado do processo de construção do laboratório virtual, um protótipo com as três primeiras fases do jogo foi construído, testado e avaliado positivamente por professores e estudantes da área.

Palavras-chave


Jogos digitais; Educação; Laboratório virtual; Aprendizagem virtual; Jogos educativos


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n49p23-30

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