Desenvolvimento de recursos visuais para o aprendizado de alunos surdos: teoria atômica de Dalton

Andrea de Lucena Lira

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Regina de Fátima Freire Valentim Monteiro

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Katia Michaele Conserva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Marcos Vasconcelos Paiva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

José Lucas da Costa Campos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a produção de materiais didáticos em vídeo, com a tradução em Libras, realizada em Projeto de Iniciação Científica. Abordamos a Teoria Atômica de Dalton, parte integrante do conteúdo Teorias Atômicas, contemplado pelo projeto Atomicidade para Surdos, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, fundamentado teoricamente nos estudos culturais sobre os surdos, considerando a experiência visual e a Libras como principais artefatos culturais dessa comunidade. O projeto foi guiado pelas etapas metodológicas: pesquisa sobre o desenvolvimento da referida teoria atômica, definição da sequência dos conceitos abordados, escrita do roteiro, pesquisa de imagens para elaboração dos slides em PowerPoint, estudo do conteúdo e discussão da tradução para Libras, gravação da tradução, gravação do áudio, tratamento das imagens, edição final e disponibilização em site. O produto final consiste num conjunto de videoaulas em Libras, possibilitando acessibilidade linguística ao público surdo.

Palavras-chave


Ensino de Química; Surdos; Educação Inclusiva; Teorias atômicas; Ensino-aprendizagem


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p83-92

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