Desenvolvimento de recursos visuais para o aprendizado de alunos surdos: teoria atômica de Dalton
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-0306a2021v1n54p83-92Palavras-chave:
Ensino de Química, Surdos, Educação Inclusiva, Teorias atômicas, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a produção de materiais didáticos em vídeo, com a tradução em Libras, realizada em Projeto de Iniciação Científica. Abordamos a Teoria Atômica de Dalton, parte integrante do conteúdo Teorias Atômicas, contemplado pelo projeto Atomicidade para Surdos, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, fundamentado teoricamente nos estudos culturais sobre os surdos, considerando a experiência visual e a Libras como principais artefatos culturais dessa comunidade. O projeto foi guiado pelas etapas metodológicas: pesquisa sobre o desenvolvimento da referida teoria atômica, definição da sequência dos conceitos abordados, escrita do roteiro, pesquisa de imagens para elaboração dos slides em PowerPoint, estudo do conteúdo e discussão da tradução para Libras, gravação da tradução, gravação do áudio, tratamento das imagens, edição final e disponibilização em site. O produto final consiste num conjunto de videoaulas em Libras, possibilitando acessibilidade linguística ao público surdo.
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