Da natureza totalizadora das relações: ser humano, natureza, sociedade

Tânia Maria de Andrade

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Vera Lucia Antunes de Lima

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Brasil

Resumo

Por mais distante que possa ir a nossa imaginação, seja ela pela capacidade própria que temos em criar - criação percebida como concretude da imaginação -, e/ou baseada em fundamentos teóricos - legado dos antecedentes estudiosos e pensadores sobre a complexidade que rege o universo -, parte-se sempre de um ponto cujo referencial básico e fundamental é o indivíduo, com sua multiplicidade egóica, ou do ser na busca da construção de uma unidade humana, ambos expostos, influenciando e sendo influenciados pelo todo que os envolve. O presente trabalho tem como objetivo propiciar uma chispa de reflexão sobre a necessidade de ampliarmos nossa compreensão sobre nós mesmos, inseridos num complexo sistema de relações, que vão desde os planos biológicos, químicos e físicos até as dimensões humanas das relações espaço-temporais, evidenciadas nos distintos modelos de sociedades. Sugere que tal reflexão só fará sentido se nos impulsionarmos para uma mudança de atitude, a partir de uma compreensão prática na reconstrução dos valores humanos, e de uma releitura sobre o sistema planetário do qual fazemos parte. Foi elaborado com base em consultas bibliográficas, em percepções por nós construídas ao longo de nossas vidas, e sem nenhuma intenção de concluir o tema, como se pode facilmente constatar, vez que o mesmo possui muito mais indagações do que respostas.

Palavras-chave


Relações; Natureza; Ser humano; Sociedade


Texto completo:

Referências


CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.

FERREIRA, Aurélio B. de H. Dicionário básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

HUTCHISON, David. Educação ecológica: idéias sobre consciência ambiental. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LELOUP, Jean-Yves et al. Espírito na saúde. Petrópolis: Vozes, 1997.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF. UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. O método I: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva históricacultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

WEIL, Pierre. Os mutantes: uma nova humanidade para um novo milênio. Campinas: Verus, 2003.

MATURANA, R. Humberto; VARELA, G. Francisco. de máquinas e seres vivos: autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n15p88-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1794

Total de downloads do artigo: 671